Jaime Schaumlöffel assume o Legislativo Gramadense
Experiência! Essa é uma das prerrogativas do novo presidente da Câmara Municipal de Gramado, eleito na noite de 30 de dezembro. O vereador Jaime Schaumlöffel (PP) assume o comando do Legislativo Municipal após o desligamento do colega Ilton Gomes (PP).
Ilton conduziu a Câmara Municipal no ano de 2013 e pediu afastamento da função de presidente com o intuito de oportunizar que outro vereador também faça esse papel tão importante. Ele permanece no Legislativo atuando como vereador da base governista.
O vereador Jaime Schaumlöffel é natural de Dois Irmãos, tendo vindo morar em Gramado com sua família quando tinha seis meses de idade. Iniciou sua história política em 1970 quando foi secretário de Administração, do Interventor Federal Horst Volk. No ano de 1973 foi eleito Vice-Prefeito de Gramado ao lado do Prefeito Waldemar F. Weber, e, em 1977 concorreu a Prefeito, não sendo eleito. Foi secretário de Governo e secretário de Desenvolvimento, nos governos de Pedro Bertolucci e Nestor Tissot, entre 2001 e 2008. Foi Presidente do Comude de Gramado e Presidente do Corede da Região das Hortênsias por dois mandatos de 2 anos, tendo trazido muitos benefícios para Gramado com verbas para Educação, Segurança, Área Social, Agricultura, Obras e entre outras. Atualmente trabalha como Consultor Empresarial. Ocupa ainda os cargos de Presidente do Conselho Deliberativo, do Centro Esportivo Gramadense, e de Primeiro Vice-Presidente do PP. Nos anos 2009 e 2010 presidiu a Câmara de Vereadores de Gramado, quando o Legislativo finalmente conseguiu sua sede própria, que foi totalmente reformada, além de, no ano de 2010 ter liderado a conquista da certificação ISO 9001 para a Câmara de Gramado, sendo a segunda no País a tê-lo. Em 2013 retornou a Câmara oportunidade em que presidiu a Comissão de Constituição, Justiça e Redação, bem como foi indicado como líder de Governo. Jaime também presidiu as comissões provisórias de Segurança e Telefonia.
O que representa voltar à presidência da Câmara?Primeiramente é uma grande honra, além do que poderemos prestar um serviço importante á Gramado, pois entendo que posso contribuir com nossa comunidade.
Como será sua atuação junto à presidência da Câmara? Quais são as medidas que tomará como presidente. O que a comunidade pode esperar de ti?Continuar o excelente trabalho que vem sendo feito ao longo deste ano, além do que buscar cada vez mais nos aproximar da comunidade, visando não só Legislar, mas atuar fortemente na solução dos temas que afligem nosso município.
E quanto aos demais vereadores, qual sua expectativa? De que forma eles poderão lhe auxiliar nesse novo desafio?Tenho dito repetidas vezes somos um colegiado, portanto o verbo será conjugado no 1° do plural “nós”, conto com o apoio decisivo dos colegas Vereadores, desejo estabelecer um processo de convergência, através do diálogo permanente. Tenho certeza que a maioria absoluta dessa casa pensa como eu trabalhar bem por nossa Gramado.

Data de publicação: 31/12/2013