Comenda dos Cem anos de Gramado homenageia personalidades
Brindando os cem anos do nome Gramado a Câmara Municipal, Prefeitura e Visão Agência de Desenvolvimento Integrado promoveram na noite de ontem (17), sessão solene para entrega da Comenda 100 anos de Gramado. Na oportunidade buscou-se resgatar um pouco da história desse período, bem como homenagear personalidades representativas nos diversos segmentos, que contribuíram significativamente para o progresso e crescimento do município.
Para dar um brilho especial à noite quem entoou o Hino Nacional foi o Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica de Gramado. Em seguida foi entregue a Moção de Congratulações ao prefeito Nestor Tissot, proposta pelos vereadores PP, PSDB e PRB e, aprovada por unanimidade, pelos 20 anos consecutivos de serviços públicos prestados ao Município de Gramado.
Após a entrega quem fez uso da palavra foi o professor Romeo Ernesto Riegel que discorreu sobre os 100 anos de Gramado bem como fez um breve relato da importância de cada um dos homenageados da noite.
Receberam a Comenda dos 100 anos de Gramado quatorze pessoas que representam sete segmentos diferentes, são elas:
Fundação do Município – Caminhos Religiosos:- Padre José Scholl (in memoriam), quem recebeu a homenagem por ele foi uma familiar, a senhora Maria Beatrice Scholl;- Pastor Friederich Julius Ziegler (in memoriam), quem recebeu a homenagem por ele foi a nora, senhora Lizelote Ziegler;Fundação do Município – Área Administrativa:- Major Nicoletti Filho (in memoriam), quem recebeu a homenagem por ele foi uma familiar, a senhora Dinah Benetti Konrath;- Pedro Benetti (in memoriam), quem recebeu a homenagem por ele foi uma familiar, a senhora Maria Luiza Zat Hass;Concepção do Turismo como meta prioritária para o crescimento:- Leopoldo Rosenfeldt (in memoriam), quem recebeu a homenagem por ele foi uma familiar, o senhor Fábio Bertoluci;- Oscar Knorr (in memoriam), quem recebeu a homenagem por ele foi o secretário da Cultura, Nelson Broering;Retomada do Desenvolvimento:- Walter Bertoluci (in memoriam), quem recebeu a homenagem por ele foi uma familiar, o senhor João Alfredo Bertoluci;- Horst Ernst Volk;Modernização da Atividade Turística:- Pedro Henrique Bertolucci;- Nelson Dinnibier (in memoriam), quem recebeu a homenagem por ele foi uma familiar, a senhora Simone Dinnibier;Consolidação Empresarial:- Clarindo Tisott;- José Francisco Perine (in memoriam), quem recebeu a homenagem por ele foi uma familiar, a senhora Ginez Perine;Projeção Internacional de Gramado como melhor destino turístico do Brasil:- Luís Carlos Silveira;- Marta Rossi e Silvia Zorzanello (in memoriam).
Em seguida Marta Rossi falou em nome de todos os homenageados relembrando a trajetória dela e da Silvia, bem como destacando a importância de cada um dos comendadores. Após fizeram uso da palavra os vereadores Jaime Schaumlöffel e Evandro Moschem, o prefeito Nestor Tissot e o presidente da Casa Ilton Gomes.
Depois dos pronunciamentos foi a vez de integrantes do Grupo Bocallis presentear os homenageados com sua música, oportunidade em que cantaram o Hino de Gramado. Em seguida as luzes se apagaram e a Orquestra Sinfônica de Gramado – Projeto Orquestra Jovem entrou, com velas, catando Noite Feliz e uma música de seu repertório.
Mural Cem Anos de Gramado
Ao terminar a solenidade no Teatro Elisabeth Rosenfeld todos foram convidados a participar do descerramento do Mural dos Cem Anos de Gramado, que fica no Caminho da Cidadania elaborado em uma parceria entre o Legislativo, a historiadora Iraci Casagrande Kopp e os artistas J.J. Menezes, Miriam Birck, Padmini Isoldi Arend, Raphael Jacques, Rita Gil, Sônia Braun, Gilmar Sthal, Flora Cardoso, Débora Irion, Lourdes Abreu, Lorys Sanabria, Aris Azevedo e Clary Sartori. O projeto do Caminho da Cidadania e do painel contando a história dos Cem Anos de Gramado foram idealizados pelo ex-presidente da Câmara, Giovani Colorio em conjunto com a artista Neka Pante.

Data de publicação: 19/12/2013