Na manhã da última terça-feira (28), os vereadores Evandro Moschem (PMDB), Ilton Gomes (PP), Jaime Schaumlöffel (PP), João Teixeira (PMDB), Manu Caliari (PRB), Rafael Ronsoni (PP), Rafinha Adam (PP) e Vera Simão (PP) estiveram visitando a Secretaria Municipal de Saúde. O intuito foi o de verificar o cumprimento da Lei 2.920/2011, que institui a política municipal de proteção aos animais, disciplina infrações; obrigatoriedade de identificação eletrônica, controle de natalidade e dá outras providências.
Os vereadores foram recebidos pelo Secretário de Saúde, Jeferson Moschem, pela Coordenadora da Vigilância em Saúde, Milena Santos e pela Enfermeira da Vigilância em Saúde, Flávia Oliveira. Em reunião, foi falado primeiramente sobre a criação da referida lei, que aconteceu baseada nas legislações de outros estados, além de uma audiência pública com a comunidade, ONGs e Institutos. Assim, ficou decidido que a castração era obrigatória para os animais que passam pela Secretaria, desde que não sejam de particulares e, no caso de o proprietário receber até três salários mínimos, a Prefeitura paga a chipagem e castração. A lei também visa multar a barrar o mal proprietário, dando-o o prazo de 180 dias para resolver o problema.

Os representantes da Secretaria ainda falaram sobre as ações que são feitas para o cumprimento da lei, como a veterinária concursada que realiza atendimentos, ações e palestras nas ruas e escolas, nas turmas de 7ª e 8ª série. Além disso, há o site “Eu Amo Cuidar dos Animais”, que é um movimento de incentivo e conscientização, também nas instituições de ensino. Outro estímulo para as crianças é o concurso cultural para que as mesmas criem o mascote da campanha de posse responsável, em que o ganhador desfilará com o mascote no Desfile do dia 7 de Setembro do próximo ano, além de uma visita ao GramadoZoo com a sua turma da escola.
Foi falado, também, que são 45 animais castrados e chipados por mês, além de uma média de 12 ligações para o Fala Cidadão por mês. A partir de agora, se fará conscientização de casa em casa, começando pelo Bairro Jardim, que é um dos que mais tem incidência de animais nas ruas. O Secretário frisou a importância de, quando se encontrar algum animal abandonado ou atropelado, fazer o Fala Cidadão, para as duas partes ter o registro e para vigilância sanitária poder agir o quanto antes.

Data de publicação: 30/10/2013