Na manhã da última sexta-feira (25), a Câmara de Vereadores de Gramado recebeu o IX Fórum Saúde é Cidadania, organizado pela Comissão de Direitos Humanos do Legislativo gramadense, formada pelos vereadores Evandro Moschem (PMDB), Manu Caliari (PRB) e Rafael Ronsoni (PP), em parceria com a Assembleia Legislativa, Fórum Democrático e IMAMA – Instituto da Mama do Rio Grande do Sul.

Os principais pontos abordados no evento foram o câncer de mama e a questão da defesa dos direitos humanos. Isso aconteceu através das palestras “Saúde é Cidadania”, ministrada pela vice-presidente do IMAMA/RS, Sra. Rosa Rutta e “Os Direitos Fundamentais das Mulheres com Câncer de Mama”, ministrada pela Dra. Maria Cristina Pimentel Franceschi e da apresentação do trabalho da RAC - Rede de Apoio a Cidadania. Além de debates, apresentação de coral e de um flashmob.
O Fórum faz parte das comemorações do Outubro Rosa, que é um movimento mundial de conscientização da importância da detecção precoce do câncer de mama. No mundo inteiro são realizadas ações de iluminação de prédios e monumentos na cor rosa. As adesões ao movimento crescem a cada edição - órgãos públicos e privados, entidades, empresas e pessoas físicas se unem em favor da saúde de brasileiras e brasileiros.

Data de publicação: 29/10/2013