Na manhã da última quinta-feira (26), os vereadores Celso Fioreze (PSDB), Ilton Gomes (PP), Jaime Schaumlöffel (PP), João Teixeira (PMDB), Manu Caliari (PRB), Rafael Ronsoni (PP), Rafinha Adam (PP) e Vera Simão (PP) estiveram visitando a Autarquia Municipal de Turismo - GramadoTur. O intuito foi o de verificar o cumprimento da Lei 3.066/2012, que dispõe sobre a criação da Autarquia Municipal de Turismo – GramadoTur e da Lei 2.940/2011, que autoriza o Poder Executivo a realizar o Evento Natal Luz, cria o Fundo Municipal de Eventos e dá outras providências.
Os vereadores foram recebidos pelo Presidente da GramadoTur, Rogério Poloni e pelo Assessor Jurídico da GramadoTur, Marcelo Drechsler. Em reunião, foi falado primeiramente da Lei 3.066/2012, quando foi informado que nove pessoas foram empossadas para trabalhar na Autarquia em maio desse ano e após o Concurso Público da Prefeitura Municipal, será preenchido mais 12 cargos existentes. Após, Poloni afirmou que a GramadoTur é uma empresa pública de entretenimento e por isso, tem a necessidade de contratação de uma empresa especializada em direitos autorais e tem gastos com adaptações de pavilhões e prédios, bem como, com viagens para captação de recursos. Também foi falado sobre soluções para a estrutura do ExpoGramado que caiu devido a neve.

Sobre o Natal Luz, foi informado que o evento é o 2º em bilheteria no Brasil, perdendo apenas para o Rock in Rio, além de que as exigências técnicas estão sendo editadas desde outubro de 2012, devido ao incêndio na Boate Kiss em Santa Maria e a Copa do Mundo de 2014. Sobre a 28ª edição do evento, que acontece esse ano, aproximadamente 15 processos licitatórios acontecerão no mês de outubro e a partir da metade do mês, o foco será a parte artística dos espetáculos. Atualmente há três pavilhões que guardam os materiais do evento, sobre isso, está ocorrendo estudos para implantação e criação de um local para centralizar os pavilhões, com as dimensões necessárias. Por fim, se falou do novo espetáculo que será lançado este ano, o Natalis, que é o primeiro do gênero no Brasil.
No encontro foi informado que a Lei 2.940/2011 deverá ser revogada, uma vez que não é eficaz e não possui aplicabilidade.

Data de publicação: 30/09/2013