Na tarde da última segunda-feira (19), os vereadores Evandro Moschem (PMDB), Ilton Gomes (PP), Ivanês Garcia (PSDB), Jaime Schaumlöffel (PP), João Teixeira (PMDB), Manu Caliari (PRB), Rafael Ronsoni (PP), Rafinha Adam (PP) e Vera Simão (PP) estiveram visitando a Secretaria Municipal de Educação e Esporte. O intuito foi o de verificar o cumprimento da Lei 1.790/2001, que dispõe sobre a obrigatoriedade da rede pública municipal de ensino, promover ações preventivas e educativas sobre drogas psicoativas, incluindo o uso de álcool, tabaco e automedicação e da Lei 2.888/2010, que autoriza o munícipio de Gramado a contratar transporte integral para universitários e técnicos e revoga a Lei Municipal nº 2.804, de 28 de dezembro de 2009.

Os vereadores foram recebidos pela Secretária de Educação, Julita Andreis, pelo Sub-secretário de Educação, Birinha Moura, pela Coordenadora Pedagógica, Jurema Cicarolli, pela Coordenadora do Transporte Universitário, Regina Berwanger e pela Coordenadora do Programa Cultura na Escola, Denise Foss. Em reunião, foi falado primeiramente da Lei 1.790/2010 e afirmado que durante todo ano são realizados projetos, inclusive esportivos, nas escolas, trabalhando de forma preventiva. Além disso, o Projeto Mais Educação e o Educavídeo, que acontecem durante a semana, em turno inverso às aulas, evitando a vulnerabilidade. Também há a parceria da Secretaria com as pastas da Saúde e da Assistência Social, as quais apoiam ações e trazem palestrantes.
Sobre a Lei 2.888/2010, foi informado que há 643 alunos cadastrados atualmente, para cinco instituições de ensino: Feevale, Unisinos, Ulbra, Faccat e Cimol. As duas primeiras nos três turnos e as outras apenas no turno da noite. O cadastramento e recadastramento dos estudantes acontece duas vezes por ano, se realizando, assim, uma atualização semestral, onde ocorre a checagem dos documentos dos cadastrados.

Data de publicação: 20/08/2013