Na tarde da última terça-feira (13), os vereadores Ilton Gomes, Rafael Ronsoni e Rafinha Adam receberam, na Câmara de Vereadores de Gramado, a visita da Presidente do Círcolo Trentino de Gramado, Diolinda Valentini e do professor Rolando Pazzini.

A intenção da visita era buscar um local para apresentar o trabalho do professor Pazzini, que é responsável por um documentário sócio ambiental sobre a Amazônia. Prontamente, a Câmara de Vereadores colocou seu espaço a disposição para mostra do vídeo, que deverá acontecer na próxima semana.
Histórico
Rolando Pazzini, italiano de Trento, é professor de religião nas escolas superiores e na cadeia da região. É coordenador da pesquisa ítalo-australiana, descobrindo o primeiro branco que viveu entre os índios australianos. Além disso, é autor de vários livros, sendo o último traduzido também em inglês. Pazzini é um dos responsáveis pela proteção da Amazônia, principalmente de uma comunidade de caboclos e 600 mil hectares de Floresta Tropical. O documentário demonstra o projeto de conservação que visa não só proteger a floresta, mas também os nativos (caboclos), revertendo o movimento de imigração da floresta para cidade (favelas), para o retorno de seu habitat. Este trabalho teve a colaboração da Província Autônoma de Trento e do novo Museu de Ciências do Trento.

Data de publicação: 14/08/2013