Na manhã de ontem (09), a Comissão de Saúde, Educação e Meio Ambiente da Câmara Municipal composta pelos vereadores Celso Fioreze, Manu Caliari e Vera Simão esteve reunida com o secretário da Saúde Jeferson Moschem, e com representantes do Hospital Arcanjo São Miguel para falar sobre a venda da entidade. O encontro aconteceu no auditório da Prefeitura.

O assessor administrativo do órgão, Iron Müller juntamente com as irmãs Joana e Ivanilde destacaram que a venda é uma escolha da entidade, e que é motivada não por causas financeiras, mas sim pela opção da Sociedade Educação e Caridade – Irmãs do Imaculado Coração de Maria, em atuar mais fortemente nas áreas de educação e assistência social, do que na de saúde. Eles destacaram que a congregação possuía 11 hospitais e que no momento está apenas com dois, sendo um deles o de Gramado.
Os representantes do Hospital ainda enfatizaram que as atividades no Hospital vão acontecer normalmente, independente da venda, e que estão trabalhando fortemente para que o mesmo seja adquirido por outra congregação, assim mantendo os mesmos moldes e o mesmo padrão de hoje. Também informaram que estão em contato direto com o Executivo para que se mantenha total transparência na negociação.
Eles explicaram que a congregação que está negociando a compra já está a par dos contratos, convênios e que existe uma negociação no sentido de manterem-se os mesmos, bem como os profissionais que hoje fazem parte do quadro. Também foi ressaltado que tudo está sendo analisado pela empresa que está estudando a compra, mas que nada está definido.
Outro ponto abordado foi a questão das doações. Nesse sentido prontamente o senhor Iron informou que esse assunto é levado em consideração, e que está entre os documentos apresentados à empresa que busca adquirir o Hospital, cópia da doação do terreno por parte da comunidade ao Hospital, bem como a doação de equipamentos e o recebimento de verbas públicas.
Eles ainda realçaram que estão buscando firmar a transferência com outra congregação para que mantenha a mesma linha da atual gestão para que Gramado como um todo não perca, mas ressaltaram que acaso a entidade não faça a aquisição outras opções como a compra por parte de uma Associação, Prefeitura, ou mesmo uma empresa privada com fins lucrativos, será o caminho a ser seguido.
Ao dirigir-se para o final da reunião eles informaram ainda que o hospital hoje possuí 275 funcionários com carteira assinada e que as finanças estão equilibradas, não tendo pendentes quaisquer dívidas ou passivos, e que a situação fiscal está ótima.
Carta publicada pela Sociedade
Hospital Arcanjo São Miguel – Gramado – RS
Comunicado à população
A pedido
A Sociedade Educação e Caridade – Irmãs do Imaculado Coração de Maria, com sede em Porto Alegre – RS, na rua André Puente, 460, mantenedora do Hospital Arcanjo São Miguel, de Gramado, RS, vem a púbico comunicar a decisão de deixar a administração do referido Hospital.
Durante 70 anos à frente do Hospital, mesmo enfrentando dificuldades de toda a ordem, as Irmãs levaram a bom termo a administração. Investiram, ampliaram, modernizaram a casa de saúde. Hoje, após decidir por dedicar-se à Educação e à Assistência Social, e deixar a área da Saúde, estão assumindo a procura de outra entidade que assuma a mantença do Estabelecimento.
No dia 03 de junho de 2013, comunicou, oficialmente, ao Sr. Bispo de Novo Hamburgo, ao Executivo Municipal, ao Pároco, ao Secretário da Saúde, aos Diretores Clínicos e Técnico do Hospital e aos Funcionários, a decisão de transferir a administração do Hospital para outra entidade.
Já no dia 27 de junho, representantes da atual mantenedora participaram de Reunião do Conselho Municipal de Saúde, de Gramado, explicando as razões da saída das Irmãs e garantindo que buscará uma entidade do ramo para assumir a administração.
A atual mantenedora confia que seja exitosa a negociação com entidade, de preferência religiosa, para administrar o Hospital. Não existe data definida para a transferência da mantença, mas é certo que a Sociedade Educação e caridade deixará de ser a mantenedora.
AS Irmãs estão zelando para que as atividades continuem e que a qualidade se mantenha, contando, para isso, com a colaboração dos Senhores Médicos e Funcionários, bem como da compreensão da Comunidade Gramadense.
“Deus não permitirá que sejamos iludidos em nossa confiança” (B. Maix).
Porto Alegre, 01 de julho de 2013.
Marlise Hendges - Presidente

Data de publicação: 10/07/2013