Na manhã de hoje, 04 de julho, o presidente da Câmara Municipal, vereador Ilton Gomes (PP), representando os nove vereadores, juntamente com a Delegada Regional de Polícia Elisangela Reghelin, representando os órgãos de segurança e o prefeito em exercício Luia Barbacovi, representando as secretarias e entidades ligadas ao Executivo, lançaram oficialmente o 2º Seminário da Polícia Civil de Gramado – Prevenção a Criminalidade – Aspectos Sociais. O evento que aconteceu no Plenário Julio Floriano Petersen reuniu jornalistas e entidades apoiadoras.

O Seminário acontece nos dias 29 e 30 de agosto, no Teatro Elisabeth Rosenfeld, e têm como tema a prevenção e repressão à violência tendo como foco quatro pontos: drogas, idosos, mulher e crianças e adolescentes. Para tanto profissionais da área de atuação da Polícia Civil do Estado, com qualificação nos temas, estarão ministrando as palestras.
A palestra será gratuita, no entanto, as entidades que organizam o evento, buscando difundir o lado social, estarão realizando o recolhimento de alimentos não perecíveis que posteriormente serão distribuídos na comunidade. Ao final do evento os participantes receberão certificado de participação de 10horas/aula.
“Escolhemos os temas do evento em reunião conjunto com a mesa diretiva do Legislativo Municipal por se tratarem dos que motivam maior demanda na Polícia Civil”, destacou a delegada Elisangela.
O prefeito em exercício enfatizou a importância de se tratar da prevenção. “A intenção de ações como essa são a de prevenir e buscar alternativas interessantes de sanar as questões antes que as mesmas tornem-se problemas. A prevenção é o melhor trabalho”, destacou Luia.
“Essa Legislatura da Câmara Municipal de Vereadores de Gramado está atuando em parceria com outras entidades, buscando a aproximação com a comunidade e o diálogo, especialmente abordando questões de grande relevância para a cidade e região, como é o caso dos temas a serem levantados nesse seminário”, disse o presidente Ilton Gomes.
Paralelamente ao Seminário, no Caminho da Cidadania, os participantes poderão visitar exposição de fotografias do Denarc com o tema “Drogas Você Não Precisa Disso”.
Mais informações, inscrições e sugestões de pontos a serem abordados podem ser feitos através do e-mailseminario@camaragramado.rs.gov.br, ou pelo fone 3295-7000 com Bárbara.
Programação:
Dia 29 de Agosto
13horas - Credenciamento
14horas - Sessão Solene de Abertura do Seminário e da Exposição Fotográfica ‘Drogas, Você não precisa disso’ e com a participação do Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica de Gramado.
15h30min - ‘Idoso como Vítima de Violência’, com o delegado de Polícia Paulo Machado.
16h30min - Debate conduzido pelo presidente de mesa Elisa Schreiner, assistente social e presidente do Conselho Municipal do Idoso.
18horas – Encerramento.
Dia 30 de Agosto
9horas - ‘Prevenção e Repressão ao Uso de Drogas’, com delegado de Polícia Sônia Maria Dalligna e com o delegado de Polícia Heliomar Athaides Franco.
10h30min - Debate conduzido pelo presidente de mesa Dr. João Alberto Slongo Martins, presidente do Conselho Municipal de Entorpecentes.
13h30min - ‘A Mulher como Vítima de Violência Doméstica’, com o delegado de Polícia Nadine Anflor.
14h30min - Debate conduzido pelo presidente de mesa Juliana Fisch, advogada e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.
15h30min - Intervalo
16horas - ‘Atenção Especializada na Infância e na Adolescência, Vitimização e Ato Infracional, com o delegado de Polícia Christian Nedel.
16h45min - ‘Interface Crimes Sexuais’, com a delegada regional de Polícia Elisangela Reghelin.
17h30min - Debate conduzido pelo presidente de mesa Edison Renato Mittmann, psicólogo e coordenador da Rede de Apoio a Cidadania.
18h30min - Encerramento.

Data de publicação: 04/07/2013