O vereador Rafael Adam (PP) propôs Moção de Congratulações a Ieda Maria Vargas Athanásio pela passagem de 50 anos da conquista do título de beleza mundial - Miss Universo. A proposição foi aprovada por unanimidade na sessão do dia 1º de julho. A honraria será entregue na sessão ordinária do dia 15 de junho.

Histórico
Ieda Maria Vargas Athanásio, nascida em Porto Alegre, em 31 de dezembro de 1944, é uma das rainhas da beleza brasileira. Miss Brasil e Miss Universo 1963 foi a primeira brasileira a conquistar o título mundial, aos 18 anos, mais precisamente no dia 20 de julho, na cidade de Miami Beach, Estados Unidos.
Suas conquistas iniciaram em 1962 quando conquistou o seu primeiro título de beleza, Rainha das Piscinas do Rio Grande do Sul. No ano seguinte foi eleita Miss Porto Alegre e Miss Rio Grande do Sul. Em 22 de junho de 1963 sagrou-se Miss Brasil, em concurso realizado no Maracanãzinho, na cidade do Rio de Janeiro, derrotando outras 24 candidatas. Na época os concursos de beleza tinham para os brasileiros tanta popularidade e importância quando o futebol e a Copa do Mundo. No mês seguinte Ieda Vargas representou o Brasil no concurso mundial, sendo eleita Miss Universo e derrotando outras 49 candidatas. Antes da grande conquista, na década anterior, o Brasil havia conquistado três vezes o segundo lugar no Miss Universo, com Martha Rocha, Terezinha Morango e Adalgisa Colombo.
Em seu retorno ao Brasil, logo após a conquista, ela foi recebida por milhões de pessoas ao longo das ruas por onde desfilou em Brasília - recebida pelo presidente João Goulart - no Rio de Janeiro - e em Porto Alegre, sua cidade natal. O início de seu reinado como Miss Universo teve algumas atribulações. Houve a necessidade de uma negociação séria entre os pais da jovem brasileira e os organizadores do concurso para que Ieda pudesse permanecer por um ano nos Estados Unidos, sendo que para tanto seus pais obtiveram permissão para morar com ela, tornando-se a mãe, oficialmente, sua dama de companhia em várias viagens pelo mundo.
Durante seu reinado, Ieda visitou 21 países e viajou mais de 400 mil quilômetros, incluindo uma longa viagem à Austrália. Ieda foi a primeira brasileira a se tornar Miss Universo, feito posteriormente conquistado pela baiana Martha Vasconcellos, em 1968. Ela encerrou seu reinado em 1º de agosto de 1964 quando coroou sua sucessora, a grega Corinna Tsopei.
Ieda viveu por alguns anos em Miami onde casou-se, em 1968, com José Carlos Athanázio, já falecido, com quem teve dois filhos. Depois disso voltou para Porto Alegre e sem a pretensão de seguir alguma carreira artística, desde então recolheu-se a uma vida privada em família, com pequenas participações em eventos nacionais e internacionais, para o qual, geralmente, é convidada de honra.
Em uma votação popular, organizada pela rede de televisão RBS, com direito a um especial sobre sua vida, Ieda foi incluída entre os '20 Gaúchos que Marcaram o Século XX', ao lado de nomes como Mário Quintana, Elis Regina, João Goulart, Getúlio Vargas, Lya Luft e Érico Veríssimo. Ieda tem residência em Gramado há mais de quarenta anos, sendo que há três morando de fato em nossa cidade.

Data de publicação: 03/07/2013