Na manhã da última terça-feira (11), os nove vereadores que compõem o Legislativo gramadense estiveram visitando o Lar do Idoso Maria de Nazaré e a Casa de Repouso Vovó Doralina. O intuito foi o de verificar o cumprimento dos Termos de Convênio 018/2012 e 037/2012, que preveem repasse financeiro do Executivo Municipal para essas entidades. E, também, teve como objetivo verificar as condições de atendimento destes locais para com os idosos.
No Lar do Idoso Maria de Nazaré, os vereadores foram recebidos pela técnica em enfermagem, Corina Silveira Matos, que mostrou a estrutura do local, a qual conta com sala de fisioterapia, quartos, salas, enfermaria, lavanderia e refeitório. O Lar, que tem capacidade para 19 pessoas, possui, atualmente, seis senhoras, as quais contam com cozinheira, faxineira, técnica em enfermagem, psicólogo, ginecologista e clínico geral. O local, que recebe somente senhoras carentes, com mais de 60 anos e moradoras de Gramado, recebe doações em dinheiro e também materiais de limpeza, roupas, entre outros e, além disso, faz eventos beneficentes e recebe ajuda da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Já na Casa de Repouso Vovó Doralina, os vereadores foram recebidos pela nutricionista, Carina Dutra Cavalim, que mostrou o local onde 23 senhores e senhoras vivem, sendo eles de Gramado, Canela e Santa Maria do Herval. Além da nutricionista, a Casa conta com uma psicopedagoga e atendimento psicossocial. A Casa de Repouso é mantida com rendimento próprio, das pessoas que pagam uma mensalidade, com repasses e ajuda da Secretaria de Assistência Social. São aceitos homens e mulheres com idade igual ou superior a 60 anos, com grau 1 ou 2 de dependência.

Ao final das visitas nas instalações, se percebeu a evolução no atendimento das normas da legislação e estatuto do idoso.

Data de publicação: 12/06/2013