Na sessão ordinária realizada na segunda-feira, dia 27, a Câmara Municipal aprovou por unanimidade Moção de Apoio a Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, coordenada pela Deputada Maria Helena Sartori. A proposição foi aprovada por unanimidade.

“O objetivo ao apresentarmos essa Moção de Apoio é que o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, determine a realização do término da obra de asfaltamento da Rota Caminhos da Neve, em parceria com o Estado de Santa Catarina”, declarou Evandro.
Histórico
A estrada que une a Serra Gaúcha, os Campos de Cima da Serra e a Serra Catarinense, existe há 284 anos, quando foi aberto o primeiro caminho entre Rio Grande do Sul e São Paulo. Há mais de 23 anos lideranças Gaúchas e Catarinenses reivindicam a integração da infraestrutura viária na região. Em 12 de Fevereiro de 1993 o projeto foi lançado oficialmente pelos Prefeitos de Bom Jesus e São Joaquim. Já em 27 de Abril de 1996, durante a II Cavalgada Caminhos da Neve, os Prefeitos de Bom Jesus e São Joaquim uniram as bandeiras dos dois estados às margens do Rio Pelotas e num movimento pela pavimentação da rodovia. Em continuidade, ou seja, no dia 19 de Abril de 2011, o trecho entre Bom Jesus e São Joaquim, foi eleito uma prioridade regional para a Copa de 2014. O Governador do RS, Tarso Genro, em 15 de Dezembro de 2011, inaugurou mais um trecho da estrada Caminhos da Neve, a ERS-110. Também, o Governador de SC, João Raimundo Colombo em 27/02/2012, visitou a rodovia e entregou a ordem de serviço para a construção de mais alguns quilômetros. Essa nova rota tem por objetivo maior impulsionar a economia de mais de 30 municípios localizados entre a BR-116 e BR-101. Cabe ressaltar que os municípios que integram a Rota Caminhos da Neve são responsáveis por mais de 85% da produção de maçãs do Brasil e outras frutas, como a uva, onde tem se destacado a produção dos vinhos de altitude, assim com a pavimentação espera-se que circule na região aproximadamente 700 mil turistas por ano e movimente R$ 1 Bilhão da produção primária. A Rota Caminhos da Neve é a rota turística de ligação da Serra Gaúcha a Serra Catarinense que visa integrar os Municípios desta região tendo como principal objetivo interligar os dois maiores pólos de turismo do sul do Brasil (Gramado e Florianópolis). Para informação dos senhores vereadores, a Rota Caminho das Neves inicia em Gramado, passando por Canela, São Francisco de Paula, Tainhas, Várzea do Cedro, Bom Jesus, Santo Inácio, São Francisco Xavier, São Joaquim, Urubici,  Bom Retiro, Alfredo Wagner, Rancho Queimado, Sto. Amaro da Imperatriz Palhoça, São josé, Florianópolis. Além de, desafogar a BR-116 e a BR-101, o turista que vem de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, para o Rio Grande do Sul, terá na Rota Caminhos da Neve uma excelente alternativa de trafegabilidade para o nosso Município, assim como o inverso é verdadeiro. Neste sentido o turista que chega da região sul, bem como o de Porto Alegre que passa por Gramado poderá se utilizar desta importante alternativa para a serra catarinense e litoral. Ressalta-se, ainda, que esta obra é considerada Prioridade Regional para a Copa do Mundo, uma vez que os campos de cima da serra são os parques oficiais da Copa do Mundo, faltando apenas ser concluído ou asfaltado o trecho que corresponde a cidade de Bom Jesus/RS, a São Joaquim/SC. Faltam apenas 13% da obra para que esta realidade se concretize, 44 Km no RS e 18 Km de SC.

Data de publicação: 28/05/2013