Uma comitiva formada por representantes da Casa da Amizade e da empresa Marta Rossi & Silvia Zorzanello – Feiras e Empreendimentos esteve, na tarde desta quinta-feira (9), em reunião com o presidente da Câmara, Ilton Gomes, para apresentar o 25º Encontro Casa da Amizade, que será realizado na cidade em 2014. São esperadas em torno de 1,5 mil pessoas no evento, marcado para 14 a 17 de agosto, na ExpoGramado.

A coordenadora nacional do grupo, Ester Trentini, esteve acompanhada de três representantes da Casa da Amizade de Gramado: Ivone Boeira (presidente), Íris de Castilhos (vice-protocolo) e Dircinha Kilpp (tesoureira). O diretor Eduardo Zorzanello e a assessora do Departamento de Eventos Terceirizados da Marta & Silvia, Kelen Weber, também integraram a apresentação, já que a empresa será a organizadora do evento. O esposo de Ester, Nilo Trentini, acompanhou o grupo.
O presidente da Câmara de Vereadores, Ilton Gomes, ficou empolgado com a grandiosidade do encontro na cidade. “Têm nosso apoio e parceria neste evento”, garantiu.
O EVENTO
A expectativa de Ester é reunir em torno de 1,5 mil pessoas no 25º Encontro Casa da Amizade. “Não reunimos apenas as esposas dos rotarianos. A família costuma prestigiar as atividades”, explicou a Barbacovi e Gomes. O objetivo principal é atualizar as integrantes sobre temas das áreas educacional, motivacional, da nova geração e administração. Todo o conhecimento é aplicado para auxiliar as comunidades onde vivem.
A HISTÓRIA
Ester fez questão de explicar o surgimento da Casa da Amizade aos chefes do Executivo e Legislativo. Segundo ela, até 1989 os Rotarys Club aceitavam apenas homens como sócios. “Mas, antes mesmo, em 1938, surgiu no Brasil a primeira Associação de Senhoras de Rotarianos, em Bauru (SP). O então presidente do Rotary Club daquela cidade, Alencar de Carvalho, realizou a uma reunião de Senhoras de Rotarianos, juntamente com a esposa, Violeta”, conta. Informalmente, ela convidou o grupo para uma reunião em sua residência.
Acompanhando o movimento mundial, na busca merecida de conquistar espaços, as mulheres foram adquirindo notoriedade no Rotary International, principalmente a partir da criação da “Sociedade de Damas Rotárias”, iniciada nos Estados Unidos. As Casas da Amizade, como associação, surgiram do sentimentalismo do povo latino-americano e, hoje, se encontram disseminadas em mais de 50 países. No Brasil, os Rotarys Club congregam 30 mil mulheres.
Informações/Release: Glaucia Nielsen

Data de publicação: 14/05/2013

Compartilhe!