Na semana do dia 22 a 26 de abril, a vereadora Manu Caliari (PRB), esteve em Brasília, juntamente com o Prefeito Municipal Nestor Tissot, o Secretário de Governança e Desenvolvimento Integrado, Vonei Benetti, e o Secretário de Agricultura, João Carlos Adam. A intenção da visita era garantir recursos para realização de importantes obras, que visam o desenvolvimento de Gramado.
No Ministério da Pesca e Agricultura, a vereadora e os representantes do Executivo encontraram com o Ministro Marcelo Crivella, o qual confirmou o repasse para compra de uma retroescavadeira para Gramado.

Ministro da Pesca e Agricultura, Marcelo Crivella, Vereadora Manu Caliari e o Prefeito de Gramado, Nestor Tissot
A senadora Ana Amélia Lemos acompanhou a comitiva de Gramado na reunião com a Ministra de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti, para tratar da destinação de recursos para a construção do anel viário ligando os municípios de Gramado e Canela sem a necessidade de passar pela área central das cidades. Os recursos fazem parte de emenda de bancada apresentada pela Senadora, destinando R$ 20 milhões para a obra.
No encontro, porém, Ideli Salvatti descartou o repasse da verba por meio de emenda de bancada. A Ministra explicou que o Governo não irá liberar recursos das emendas de bancada para obras que devem ser incluídas em programa que já estão em andamento no Governo. A obra da rodovia possui previsão de destinação de R$ 10 milhões pelo Ministério do Turismo. Destes, R$ 5 milhões já foram empenhados. Dessa forma, a orientação da Ministra foi para que o recurso seja buscado por meio de programas via Ministérios. O assunto será abordado novamente pela Senadora em reuniões a serem realizadas nos Ministérios das Cidades e do Turismo.
Em visita ao Ministério do Esporte, a comitiva gramadense garantiu apoio financeiro para a conclusão do Ginásio de Esportes do Centro de Treinamento da Várzea Grande. O valor prometido pelo assessor do Ministro foi de R$ 2 milhões. Na mesma oportunidade, foram aprovados mais R$ 1,9 milhões para reforma do atual campo de futebol, tornando-o tecnicamente olímpico, a construção de um campo auxiliar, o cerceamento de todo complexo, construção de pórtico e demais obras de infra-estrutura.
Já o Deputado Federal Afonso Hamm destinou cerca de R$ 1 milhão para a conclusão da pavimentação da Rua F.G. Bier. Com esta obra, será criado um acesso, paralelo a RS 115, ligando o Centro ao Bairro Várzea Grande e a cidade de Santa Maria do Herval.
A Fundação Nacional de Saúde - Funasa aprovou o projeto se captação de recursos, no valor de R$ 1 milhão, destinados à compra de um caminhão de coleta de lixo e novos containers de armazenamento.
O Deputado Federal Vilson Covatti destinou R$ 250 mil para compra de uma retroescavadeira, para melhorar os serviços da Secretaria de Agricultura. Ainda nessa pasta, a Deputada Federal Manuela D'Ávila também aprovou R$ 250 mil, para compra de um rolo compactador.
Por fim, o Ministro do Turismo, Gastão Vieira, destinou R$ 3,5 milhões para a conclusão 2ª fase da 4ª etapa de Revitalização da Avenida Borges de Medeiros.

Data de publicação: 08/05/2013