Na tarde da última quinta-feira, dia 11 de abril, os nove vereadores que compõem o Legislativo gramadense estiveram fiscalizações a contratos firmados entre a Prefeitura e entidades do município.
Na primeira fiscalização foi verificado o andamento do Termo de Convênio 012/2012, entre o Centro de Reabilitação Emanuel Região das Hortênsi9as – CRERH e o município. Para tanto os Vereadores foram até o local, na ERS 115, e lá conversaram com o diretor interno Fabiano Watzlawick e com alguns internos, conheceram as instalações e observaram o funcionamento do Centro. Foi repassada a entidade, em 2012, o valor de R$ 20mil.

O CREHR recebe internos com idade superior a 16 anos, e trabalha a sua recuperação ao uso de drogas licitas e ilícitas com diversas ferramentas como musicoterapia, cultos, terapia, trabalhos com assistência social e psicólogos, além de ofertar cursos de alfabetização e conclusão do ensino fundamental, e inglês. O local com cerca de 5hectares recebe apenas homens e conta com quatro funcionários internos para auxiliar no trabalho, tendo em vista que os próprios internos ajudam nas tarefas diárias.
Na segunda fiscalização os Vereadores foram conhecer o PAMA – Pastoral do Melhor Adolescente, localizada nas dependências da Capela Nossa Senhora Aparecida. Na visita foram recebidos pelas coordenadoras do grupo Marli Zimmer Wille e Rosimeri Regina Cardoso.

O PAMA atende 80 adolescentes, com idade entre 10 e 16 anos, em dias alternados da semana, oportunizando que os mesmos, no turno inverso ao da Escola, realizem cursos de artesanato, informática, tenham aulas de teatro, violão, desenho, culinária e, claro façam brincadeiras buscando a integração. O Programa dispõe de três funcionárias cedidas pela Igreja Católica, e outras duas pela Prefeitura, sendo uma estagiária e outra efetiva. O grupo vive de doações que podem ser feitas por empresas e pessoas físicas, além de um repasse anual do município de cerca de R$ 5mil, ano.
Nos dois locais onde foi realizada a fiscalização, os vereadores constataram o bom uso do dinheiro público e a importância desses repasses para a comunidade gramadense.

Data de publicação: 16/04/2013