Na sessão ordinária realizada no dia 1º de abril, foi votado, o projeto de lei do Legislativo que dá nomenclatura a rua, apresentado pelo presidente da Câmara, vereador Ilton Gomes. A proposição, aprovada por unanimidade, visa denominar via do interior de Estrada Tranquilo G. Calgaro.
O trecho que recebe tal denominação inicia no entroncamento entre a estrada da Linha 15 de Novembro/Arroio Forquilha e a estrada que leva a Linha Furna, indo até o final da estrada da Linha Pedras Brancas, com largura de 15,00 metros.

Histórico
O senhor Tranquillo Giuseppe Calgaro nasceu em 22/03/1885, na cidade de Piovene, Província de Vicenza, Itália. Veio para o Brasil ainda pequeno, aos 13 anos de idade, acompanhado de sua família, o pai Francesco Calgaro, a mãe Maria Schieven Calgaro e seu irmão Marino Calgaro. No inicio a família se estabeleceu na localidade de Linha Nova, reduto de muitas famílias de imigrantes da época. Em 1913, Tranquillo já com 28 anos, casado com Maria Franciosi, adquiriu um lote de terras de Jose de Giocomett, na localidade da Linha Furna, na divisa entre a Linha Furna e a Linha Pedras Brancas.
Desde então, pelos registros, pode-se contar parte da história da Localidade da Linha Furna e Linha Pedras Brancas, onde Tranquillo, ou como também era conhecido Quillo Calgaro, era figura importante nos pleitos políticos,  na abertura e manutenção de estradas e na resolução de questões judiciais tratadas.
Tranquillo foi o responsável pela organização da votação, alistamento eleitoral que ocorria em sua casa, além de receber comunicados por escrito de diversos partidos para organizar os eleitores para as visitas dos políticos à localidade.
Também foi figura importante para o processo de abertura das estradas da localidade da Furna e localidades vizinhas, sendo o capataz da estrada que ligava a Pedras Brancas até o povoado de Gramado, e responsável por informar a Prefeitura de Taquara do andamento dos serviços e controle dos dias que os agricultores tinham que prestar serviço para a manutenção da estrada. Este veio a falecer no dia 07 de junho de 1957 e, está sepultado no cemitério da Linha Furna.

Data de publicação: 05/04/2013