Na sessão realizada na noite de segunda-feira, dia 25 de março, a Câmara de Vereadores fez a entrega da Moção de Congratulações ao Jornal Integração, pela passagem dos dez anos de relevantes serviços prestados em prol da comunidade de Gramado, ao diretor da empresa Cláudio Scherer.
A proposição foi apresentada pelo vereador João Teixeira (PMDB) e aprovada por unanimidade na sessão do dia 11 de março.
João destacou a importância da imprensa, e da liberdade de expressão e parabenizou o Jornal pelo papel desempenhado não só em Gramado, mas também em Canela, região do Paranhana e agora em Caxias do Sul. “Desejamos todo o sucesso a empresa e as pessoas que fazem parte desta história. Parabéns pelos 10 anos de trabalho em prol da comunidade”, enfatizou João.

Histórico
Em 1996 o então funcionário de uma loja de autopeças de Maravilha (SC), Cláudio Inácio Scherer, desembarcou em Ivoti para trabalhar com os irmãos Osmar e Vanderlei em um jornal chamado Livre Expressão. Já em 1997, Cláudio se instalou em Nova Petrópolis, onde abriu uma sucursal do Livre Expressão e no início de 1998 se dedicou a um novo projeto, chamado Jornal Nova Expressão.
Quando se instalou em Nova Petrópolis, Cláudio já observava o potencial de Canela e Gramado e passou a imaginar um jornal para abranger as duas cidades. Era o embrião do Jornal Integração (JI). Sonho que se realizou em 2003. A primeira edição circulou no dia 06 de março daquele ano. O surgimento do JI já ocorreu de forma peculiar, com uma proposta até então inédita na região, oferecendo espaço em suas páginas para todas as classes sociais. Outro diferencial foi o dia da circulação. Tanto Canela, quanto Gramado, possuíam jornais semanais com circulação nas sextas-feiras e o Integração inovou ao circular com sua edição nas quintas-feiras. A estratégia rendeu bons resultados e ainda no primeiro ano o Integração já contabilizava mais de 1.200 assinantes.
Em 2004 o JI passou a circular nas sextas-feiras, assim como seus concorrentes, mas já pensando em novamente surpreender e em março de 2005, quando festejou seu segundo aniversário, o diretor Cláudio Scherer anunciou a circulação bissemanal. A ideia foi vista por muitos como um absurdo para cidades como Gramado e Canela, que mantinham uma tradição informativa semanal há mais de 20 anos. E no dia 08 de março de 2005 o JI circulou com sua primeira edição de terça-feira. Não demorou para o bissemanal se consolidar e ainda em 2005 já contava com mais de 4 mil assinantes.
O Integração nunca sossegou. Os anos passaram e novidades surgiram sistematicamente. Aconteceram mudanças nas instalações para melhor atender sua legião de leitores e também mudanças visuais do layout do jornal. Em 2006 o Integração lançou um portal de notícias na internet.
Em 2008, no aniversário de cinco anos foi lançado o trissemanal e o JI Fim de Semana, com edições às terças-feiras, quintas-feiras e sábados. Em 2009 o JI Hortênsias retornou a ser bissemanal e lançou outra novidade, o Jornal Integração Paranhana com circulação em Três Coroas, Igrejinha, Taquara e Parobé. 2009 foi um ano que revolucionou a imprensa regional, além do JI Paranhana, o Integração iniciou os trabalhos no seu próprio parque gráfico, garantindo independência na impressão de seus jornais.
A impressora rotativa comprada pelo Integração foi adquirida em uma negociação com diretores da Rede Record/RS, proprietária do tradicional jornal Correio do Povo.
Em 2010 nasceu um novo filho, o Jornal Integração Campos de Cima da Serra, com circulação semanal em São Francisco de Paula. Mas um projeto ainda mais audacioso estava sendo amadurecido. Em 2012 as atenções de Cláudio Scherer se voltaram a Caxias do Sul e em abril daquele ano nasceu o jornal Folha de Caxias, o filho mais novo da família Integração. A Folha de Caxias é um jornal diário com circulação em diversas cidades da região, inclusive Canela e Gramado.
Desde a sua fundação o Jornal Integração contou com apoio da comunidade e dedicação do quadro funcional e ao longo de seus 10 anos de trajetória acumula diversos reconhecimentos como jornal mais lembrado. No dia 22 de março deste ano o Jornal Integração vai circular com um caderno especial alusivo aos 10 anos do Grupo Integração. Neste suplemento especial o jornal vai contar detalhes de sua origem e de sua trajetória e também exaltar depoimentos de assinantes e autoridades de toda a região.
Além de cumprir o papel de informativo das comunidades da região toda, o JI teve uma outra importante missão nestes dez anos de vida, ser a oportunidade que muitos profissionais da região precisavam para desempenharem a vocação do jornalismo. Dezenas de estudantes se formaram neste período, saindo da teoria das faculdades para a prática do dia-a-dia e depois ficarem livres para buscar o sucesso em qualquer empresa onde viessem a atuar ou seguir carreira, com valorização e reconhecimento.  Hoje são mais de 120 colaboradores em toda a região, abnegados operários que fazem da notícia a sua vida. O sucesso deste empreendimento se deu fundamentalmente pelo empenho da equipe de trabalho, cujo comprometimento nenhum redator consegue descrever.

Data de publicação: 28/03/2013