A Câmara de Vereadores de Gramado aprovou na sessão ordinária de segunda-feira, dia 28 de janeiro, a proposição do vereador Ilton Gomes (PP), subscrita pelos demais, que visa conceder Moção de Congratulações ao Gramado Tênis Clube pela passagem dos 60 anos de fundação.
A data da entrega da honraria será confirmada em breve.
                                                           
Histórico
A origem do Gramado Tênis Clube remonta ao final de 1952, quando um grupo de amigos idealizava uma competição hípica em Gramado. Este grupo era constituído por Elizabeth Rosenfeld, Ernesto Sperb, Francisco Dalle Molle, Hermann Nelz, Joaquim Maciel, Lia Barbedo e Lúcio Petersen. Porém, os planos mudaram e o grupo objetivou a criação de um clube que abrangesse o hipismo, o tênis, a natação e outros esportes. Assim, em 23 de Janeiro de 1953, o Gramado Tênis Clube é fundado.
Verifica-se na ata de fundação do empreendimento que assinaram como sócio-fundadores do clube pessoas notórias na época: Cristiano Nygart, Ernesto Sperb, Francisco Dalle Molle, Henrique Amábile Filho, Hermann Nelz, Jaime Prawer, João Francisco Bertoja, Joaquim Maciel, Lúcio Petersen, Maury Pasqual, Otto Klepzig e Quirino Candiago. Além dos sócios-benfeitores Elizabeth Rosenfeld e o casal Carlos e Tereza Nelz. Os últimos ainda contribuíram através do empréstimo do terreno onde foi construída a primeira sede social do Gramado Tênis Clube, e que, atualmente, localiza-se o Hotel Balneário.
Por volta de 1962, foi solicitado à diretoria do clube que o terreno fosse devolvido para a construção de um hotel. Assim, o então presidente da época, Francisco Zatti juntamente com Celso Dalle Molle realizaram a transação da compra de uma área de quinze (15) mil metros quadrados no local denominado "Morro Lorenzoni", onde desde 17 de Fevereiro de 1962 funcionam as instalações do Gramado Tênis Clube.
Após a escrituração, a falta de orçamento tornou-se notória e, o clube começou a apresentar dificuldades para a construção da piscina. Porém, o proprietário  da empresa Piscinas H. Egger, ciente das dificuldades do clube, propôs a construção da piscina com custeio próprio, desde que recebesse títulos patrimoniais para vender à comunidade de Gramado.
Atualmente, o Gramado Tênis Clube, oferece aos sócios e visitantes ampla infraestrutura com cinco quadras de tênis, campo de futebol e piscina com toboagua. Também, possuem em parceria, restaurante e academia para a comunidade gramadense.
O Clube sempre esteve ligado à história de eventos realizados em Gramado. Inclusive por anos destacou-se através do funcionamento de uma das casas noturnas mais frequentadas da cidade. Também é importante mencionar os inúmeros cursos esportistas e os campeonatos nacionais de Tênis que ali foram realizados.

Data de publicação: 30/01/2013

Compartilhe!