Na tarde de hoje (04), os nove vereadores que compõem o Legislativo Gramadense Birinha Moura (PP), Celso Fioreze (PSDB), Evandro Moschem (PMDB), Ilton Gomes (PP), Jaime Schaumlöffel (PP), João Teixeira (PMDB), Manu Caliari (PRB), Rafael Adam (PP) e Vera Simão (PP), estiveram reunidos os representantes do Executivo Municipal, Germano E. B. Junges – Secretário Adjunto de Governança e Sidnei Orestes Pfau – Turismólogo, para tratarem do projeto 001/2013, que busca autorização Legislativa para proceder na abertura de crédito especial no orçamento, por excesso de arrecadação.

Na oportunidade Germano falou sobre a importância do projeto que visa autorizar o Executivo a receber o valor de R$ 500 mil, que será utilizado no incremento do fluxo turístico internacional, buscando ações para ampliar o número de visitantes já pensando na Copa do Mundo e nas Olimpíadas. A verba será usada, conforme projeto apresentado a EMBRATUR, para que Gramado possa ter um espaço específico nas Feiras Internacionais, FINTUR – Madri/Espanha, BTL – Lisboa/Portugal, BTL FITUR – Lima/Peru, FIT – Buenos Aires/Argentina e FIT Assunção/Paraguai.
Esse valor já depositado em conta específica na Caixa Federal. Para tanto foram convidados a participar da seleção somente os 65 destinos indutores do Brasil, sendo que desses menos de cinco cidades tiveram seus projetos aprovados, entre elas Gramado. Única no Estado.
A confirmação da conquista dessa verba deu-se no dia 18 de dezembro, período em que a Câmara Municipal já não estava mais recebendo proposições do Executivo, com o intuito de findar os trabalhos de 2012. Devido a isso o projeto deu entrada tão somente em 02 de janeiro.
Assim sendo, a Prefeitura com esse projeto busca autorização da Câmara para criar a rubrica específica, e dar andamento aos trabalhos, realizando processo licitatório, conforme edital da EMBRATUR e dando sequência ao projeto. A primeira feira acontece no final de janeiro. Logo o projeto entra em regime de urgência na sessão ordinária de segunda-feira, dia 07, já com parecer favorável das Comissões Permanentes. Ainda, objetivando dirimir o tempo de tramitação para alcançar os prazos estabelecidos para participação nas primeiras feiras, será realizada no dia 09 de janeiro, quarta-feira, às 14 horas, no Plenário Julio Floriano Petersen, Sessão Extraordinária para votação da redação final do projeto, assim podendo o mesmo ser encaminhado para sanção e promulgação do prefeito Nestor Tissot.
“Essas reuniões entre os Vereadores e os representantes do Executivo, responsáveis pelos projetos, é de suma importância para que possamos sanar dúvidas e ter um conhecimento mais completo a cerca dos projetos apresentados na Câmara”, disse o presidente Ilton Gomes. Ele ainda salientou que “reuniões como essa serão intensificadas durante o ano para que os projetos possam ser mais bem entendidos e para que uma análise melhor possa ser feita pelos Vereadores”.

Data de publicação: 08/01/2013