A Câmara de Vereadores entregou ontem, dia 17 de dezembro, dentro de sua sessão ordinária, Moção de Congratulações a Brigada Militar pelos 175 anos e ao Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico pelos 50 anos.
Na oportunidade também estava agendada a entrega da Moção ao Hotel Serra Azul pelos 40 anos, porém um caso de saúde na família Perini acabou por adiar a homenagem. A entrega será feita em outra data, na sede da empresa.

Brigada Militar
No dia 18 de novembro do corrente ano a Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul sob o lema "Para servir e Proteger", chegou aos seus 175 anos, com uma história que ultrapassou diversos fatos importantes de nosso Estado e Brasil, destacando-se pela sua integração com a comunidade rio-grandense.
No longínquo ano de 1837, em plena Revolução Farroupilha, foi criada para proteger a população de Porto Alegre e depois foi expandindo-se para outros municípios passando a integrar-se com as pessoas de cada lugar onde se instalava.
Ao longo de mais de um século esteve envolvida em guerras e revoluções, destacando-se a Federalista, de 1893, a Assisista, de 1923, a Revolução de 1930, passando pela Constitucionalista em 1932, a Intentona Comunista de 1934, chegando à Legalidade no ano de 1961.
Depois teve um período de avanços na direção do envolvimento com a comunidade, sendo criados os Abas Largas e os Pedro e Paulo na década de 1950, o patrulhamento motorizado nos anos 60, passando por ações de repressão às manifestações populares durante a Ditadura Militar.
Após a abertura no final dos anos 70, foi tornando-se mais integrada à comunidade, chegando ao ano de 1988, com a Constituição Cidadã, a tornar-se uma instituição protetora dos direitos fundamentais de todos os gaúchos.
Assim, a Brigada Militar chega aos 175 anos como uma polícia prestadora de serviços à comunidade gaúcha, auxiliando na proteção de todos os cidadãos e cidadãs, preservando a vida e interagindo com todos os segmentos sociais, auxiliando sobremaneira na sensação de segurança de todos, atuando no policiamento ostensivo, ambiental, rodoviário, bombeiros, ainda tendo como missão a guarda dos estabelecimentos penais.
Tem ainda a preocupação com a prevenção da criminalidade na atuação de projetos sociais, atuando na orientação contra as drogas e na proteção dos direitos das crianças e adolescentes de todas as classes sociais.
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Gramado, Canela e Região.
Localizada na Serra Gaúcha, Canela teve sua formação enquanto povoado no início do século XX. "Em 1938 houve nos estados a divisão administrativa e judiciária estabelecida pelo Decreto nº 7.199, de 31 de março do referido ano. Neste Decreto Canela foi elevada à categoria de Vila, titulação significativa para uma futura emancipação política, o que só ocorreu em 28 de dezembro de 1944, através do Decreto-lei nº 717."(Antônio O. dos reis, Marcelo Veck e Pedro de Oliveira, 2000, pág. 22).
A história começa a ter alguns contornos diferenciados quando da tentativa de criação de entidades que de certa maneira representavam a sociedade civil, associações e clubes. Este passo teve início em dois pontos distintos, um pela atuação de indivíduos e do modelo de Estado que temos a partir de 1930. A atuação de alguns indivíduos em Canela começa, não só pelos que já moravam a partir dos anos 40, mas, a chegada de outros, entre eles Francisco de Albuquerque Montenegro, natural da Paraíba, dedicou-se a carreira militar, formado em odontologia em 1926; em Canela em 1943 e se envolve na campanha emancipacionista ocorrida em 1944, porém, seu maior passo foi no sentido de, após a emancipação, se engajar na luta pelo trabalhismo. Como um articulador deu uma contribuição fundamental para inserir o trabalhismo nos movimentos sociais, principalmente os sindicatos na região, entre eles o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Canela e da região como um todo.
Neste momento, para se obter a Carta Sindical do Ministério do Trabalho e atuar como representante dos trabalhadores perante o Estado e a sociedade, precisa-se avançar em algumas formalidades. Já que existia a Associação Profissional dos trabalhadores em Oficinas mecânicas, criada em 20 de agosto de 1957 , tendo como presidente o Sr. José Mário Diniz Gonsalvez e secretário Francisco de Albuquerque. A assembleia que mudou de diretoria, em 1960, colocando o Sr. João Antônio Inácio da Silva Filho de presidente foi o marco que definitivamente começou a campanha para Investidura para torná-la de associação para Sindicato, todos os trâmites legais foram tomados. Depois de se fazer uma forte campanha no sentido de sensibilizar as entidades sindicais e o Ministério do Trabalho e, finalmente, em 29 de agosto de 1962 é concedida a Carta Sindical.
A nova diretoria do agora Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de material Elétrico de Gramado, Canela e região foi empossada em 06 de outubro de 1963, que a partir daquele momento teria o Sr. Theodoro Carlos Schmitt como presidente e que no ano seguinte seria o Sr. Leopoldo Walter Feldmann em carta enviada ao Delegado Regional do Trabalho e Previdência Social.
Na presidência do Sindicato neste período de sua existência foram se revezando diversos dirigentes na seguinte composição:
Associação Profissional em Oficina Mecânica de Canela:
1957 / 1958 - José Mário Dinis Gonsalvez
1959 - Francisco de Albuquerque Montenegro Filho