Na tarde de ontem (12), os vereadores Ilton Gomes, Jeferson Moschen, Jorge Magnus, Osmar Bertoluci e Sérgio Broilo estiveram reunidos com o diretor do Hospital Arcanjo São Miguel Márcio Schumann dos Santos para fiscalizar o andamento do convênio 008/2011, firmado entre a Prefeitura e a Entidade, com a intenção de prestar serviço de atendimento médico de urgência e emergência, nas 24horas do dia, incluindo sobreaviso.

 
 
 
 
 
 
 
 
De acordo com o convênio é repassado ao Hospital, pela Prefeitura, o valor mensal de R$ 138 mil, para custear esses serviços.
Na reunião os vereadores levantaram diversos pontos, entre eles a questão do funcionamento do protocolo de Acolhimento, “Protocolo de Manchester”. Este protocolo busca avaliar o grau de urgência das queixas dos pacientes, colocando-os em ordem de prioridade de atendimento. Cada paciente é identificado, por uma cor. O Vermelho é considerado emergência, e tem que ser atendido imediatamente; o amarelo é urgência, e deve ser atendido com prioridade; o verde é o considerado sem risco de morte imediato, e o azul é considerado quadro crônico sem sofrimento agudo ou caso social (deverá ser preferencialmente encaminhado para atendimento em Unidade Básica de Saúde ou atendido pelo Serviço Social).
Márcio informou que o protocolo é adotado normalmente nos horários de pico, ou seja, das 17h às 22h. O diretor do Hospital também salientou que para o funcionamento do protocolo é necessário à presença de um enfermeiro, porém o setor de urgência e emergência do hospital, hoje, dispõe apenas de um enfermeiro, os demais são técnicos de enfermagem e não estão aptos a fazer a triagem.
Também foi esclarecido aos vereadores que o hospital dispõe de dois médicos na urgência e emergência das 9h até às 24h, sendo que na madrugada fica apenas um, devido a demanda diminuir.
Uma das novidades apresentadas aos vereadores pelo diretor Márcio, e que com certeza fará grande diferença no atendimento, é o trabalho que vem sendo feito por uma equipe especializada de fora da cidade que está prestando consultoria à entidade. “Iniciamos a consultoria no dia 05 de dezembro e ela segue até final de março. No cronograma constam oito semanas para diagnóstico e análise da situação hoje, e depois mais oito semanas para que se tomem as ações e medidas para melhorar o atendimento no setor”, declarou.
Márcio ainda frisou que os profissionais que atuam hoje no atendimento terão que passar por cursos de capacitação e adequar-se as novas exigências observadas pela consultoria. “Vamos dar a oportunidade a todos os profissionais que atuam conosco de permanecer, mas para isso vamos exigir que cumpram com o que vou levantado por essa consultoria formada de 16 pessoas especialistas na área de urgência e emergência”, disse.
Os vereadores saíram do encontro com a imagem de que o Hospital está buscando diminuir os problemas do setor de urgência e emergência, buscando assim melhorar o fluxo de atendimento e o serviço prestado.

Data de publicação: 13/12/2012

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