Na sessão ordinária de ontem (11), a Câmara de Vereadores aprovou, por unanimidade, o projeto de Lei de autoria do vereador Sérgio Broilo que denominou a rua "B", do Loteamento Virgilio Enzweiler, no Bairro Moura, de rua "Hugo Schaumlöffel".
“Seu Hugo Schaumlöffel foi uma pessoa que sempre demonstrou amor e dedicação à Gramado e era conhecido por todos por sua determinação à frente de seu comércio o qual conduziu por boa parte de sua vida”, disse Broilo.

Histórico
O Senhor Hugo Schaumlöffel, filho de Friedolino Schaumlöffel e de Hertha Schaumlöffel, nasceu em 20 de novembro de 1923, na então localidade de Boa Vista do Herval, pertencente ao município de Dois Irmãos/RS.
Casou-se em 1943 com Hedwig Norma Schaumlöffel (Heda) e estes tiveram três filhos: Enir, Jaime e Marlene, oito netos e cinco bisnetos. Logo após o casamento vieram para Gramado, onde Hugo trabalhou por um ano como mecânico. Acabaram retornando para o interior de Dois Irmãos/RS, para Picada Verão, e lá inciaram um pequeno comércio, além da criação de animais. Hugo Schaumloffel na época também se faziam transportes com caminhão.
Anos mais tarde, retornaram a Gramado para a localidade de Linha Tapera, abriram um pequeno estabelecimento comercial e permaneceram no local por quatorze anos, vindo depois a morar na Rua São Pedro, onde até hoje  Heda reside. No local construiram um pequeno armazém que depois transformou-se no armarinho que ficou estabelecido até o ano de 2008 quando um incêndio destruíu as instalações. Anos mais tarde, a família reconstruiu o prédio. Vindo a falecer em 26 de dezembro de 2010.

Data de publicação: 13/12/2012