O vereador Gilnei Benetti apresentou Moção de Congratulações a Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul em comemoração aos 175 anos de atuação. A proposição foi aprovada por unanimidade na sessão do dia 26.
A entrega da honraria será no dia 17 de dezembro, durante sessão ordinária.
Histórico
No dia 18 de novembro do corrente ano a Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul sob o lema "Para servir e Proteger",  chegou aos seus 175 anos, com uma história que ultrapassou diversos fatos importantes de nosso Estado e Brasil, destacando-se pela sua integração com a comunidade rio-grandense.
No longínquo ano de 1837, em plena Revolução Farroupilha, foi criada para proteger a população de Porto Alegre e depois foi expandindo-se para outros municípios passando a intergrar-se com as pessoas de cada lugar onde se instalava.
Ao longo de mais de um século esteve envolvida em guerras e revoluções, destacando-se a Federalista, de 1893, a Assisista, de 1923, a Revolução de 1930, passando pela Constitucionalista em 1932, a Intentona Comunista de 1934, chegando à Legalidade no ano de 1961.
Depois teve um período de avanços na direção do envolvimento com a comunidade, sendo criados os Abas Largas e os Pedro e Paulo na década de 1950, o patrulhamento motorizado nos anos 60, passando por ações de repressão às manifestações populares durante a Ditadura Militar.
Após a abertura no final dos anos 70, foi tornando-se mais integrada à comunidade, chegando ao ano de 1988, com a Constituição Cidadã, a tornar-se uma instituição protetora dos direitos fundamentais de todos os gaúchos.
Assim, a Brigada Militar chega aos 175 anos como uma polícia prestadora de serviços à comunidade gaúcha, auxiliando na proteção de todos os cidadãos e cidadãs, preservando a vida e interagindo com todos os segmentos sociais, auxiliando sobremaneira na sensação de segurança de todos, atuando no policiamento ostensivo, ambiental, rodoviário, bombeiros, ainda tendo como missão a guarda dos estabelecimentos penais.
Tem ainda a preocupação com a prevenção da criminalidade na atuação de projetos sociais, atuando na orientação contra as drogas e na proteção dos direitos das crianças e adolescentes de todas as classes sociais.

Data de publicação: 29/11/2012