Cultura é vida, é arte! Pensando assim a Câmara de Vereadores de Gramado dá continuidade ao projeto ‘Cultura na Câmara’ lançando mais uma exposição na sede do Legislativo. Desde ontem, 05 de novembro, os visitantes podem apreciar a exposição “Explosão de Cores na Primavera”, da artista plástica Sônia Costa.
As 12 telas estão dispostas no saguão inferior do prédio e podem ser apreciadas pelo público das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min, de segunda a sexta-feira, até o dia 27 de dezembro.
A Artista
Sônia Costa é natural de Carazinho, Rio Grande do Sul, porém adotou Passo Fundo como sua cidade de coração, uma vez que foi onde residiu por mais de 20 anos e onde aprimorou seu trabalho como artista plástica. Atualmente reside na cidade de Gramado e é membro da Associação Cultural Casa das Artes Gramado, com exposição permanente na Casa das Artes localizada no Lago Negro, também mantém seu atelier com vasto acervo a disposição dos turistas nacionais e internacionais. Seus primeiros trabalhos foram em pintura em porcelana no ano de 1988, já demonstrava a sua habilidade para o desenho e pintura, onde a aptidão com os pincéis e a sua criatividade na utilização das cores tornaram suas obras únicas, devido à utilização de cores vivas que tornaram o brilho de suas obras como característica marcante. Cursou a faculdade de Belas Artes, concluindo o curso no ano de 1995 na Universidade de Passo Fundo. Nos anos de 1995 e 1996 atuou como professora de Artes Plásticas no SENAC de Passo Fundo. Desde então passou a divulgar seus trabalhos através de seu atelier e proporcionar a outras pessoas a oportunidade de disseminar seus conhecimentos através da realização de cursos para alunas. Em seu atelier realizava os trabalhos e cursos de pintura acrílica sobre tela, pintura a óleo sobre tela, técnicas mistas, materiais alternativos, e outros, mas a atualmente seus trabalhos estão voltados para pintura a óleo sobre tela.  A sua obra em óleo sobre tela denominada, “SÉRIE BORBOLETAS”, foi devidamente registrada no Escritório de Direitos Autorais da Fundação Biblioteca Nacional do Ministério da Cultura.
As suas obras de Óleo sobre tela foram comercializadas para diversos países, entre os quais citamos, Estados Unidos, Itália, Alemanha, Portugal, Chile, Venezuela, México, Argentina, Uruguai, bem como para outros estados brasileiros, como, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Goiás, Distrito Federal, além de inúmeras cidades do Estado do Rio Grande do Sul.
TRABALHOS DIVULGADOS NOS SEGUINTES ESPAÇOS:
- Casa da Cultura de Passo Fundo, RS;
- Shopping Bella Citá , Passo Fundo ,RS;
- Shopping Bourbon, Passo Fundo, RS;
- Shopping Iguatemi, Porto Alegre, RS;
- Shopping Beira Mar, Florianópolis, SC;
- Banco Banrisul, Passo Fundo, RS
- Caixa Econômica Estadual, Passo Fundo, RS;
- Caixa Econômica Federal, Passo Fundo, RS;
- Galeria da Pro Arte, Passo Fundo, RS;
- Casa das Artes, Lago Negro, Gramado, RS.
- Casa da Cultura, Gramado, RS.
- Hotel Vila Bella, Gramado, RS.

Data de publicação: 06/11/2012