Obras do Teatro Elisabeth Rosenfeld avançam para segunda e terceira fase

A segunda e a terceira fase da reforma do Teatro Elisabeth Rosenfeld, na Câmara de Vereadores de Gramado, já estão em execução. Após a conclusão da primeira etapa que envolveu a parte de demolição e construção dos espaços, os serviços elétrico e de marcenaria estão em pleno andamento. O teatro é palco de grandes eventos culturais e educacionais da cidade e até o final do ano abrirá as portas em um espaço reformulado e moderno.

A reforma geral do Teatro Elisabeth Rosenfeld é mais uma das melhorias estruturais da Casa Legislativa que iniciaram ainda em 2023, na gestão do vereador, e então presidente, Celso Fioreze (PSDB), e que vem tendo continuidade na gestão do atual presidente Cícero Altreiter (MDB). “As obras objetivam proporcionar mais conforto e segurança à nossa comunidade. O teatro estava precário, com grandes infiltrações e rede elétrica comprometida, e agora já é possível perceber uma grande diferença. Será um espaço revitalizado e adequado para receber relevantes eventos do nosso município”, projeta Cícero.

A pintura dos ambientes internos está praticamente concluída e os camarins já estão recebendo os mobiliários, todos sob medida. A acessibilidade é preocupação constante na obra. Duas plataformas elevatórias para cadeirantes serão instaladas: sendo uma no acesso lateral do hall de entrada do teatro, antes com conexão da área externa com a interna somente por escadas, e outra para auxiliar na subida ao palco pelo camarim. Acentos sinalizados também serão reservados para pessoas em cadeiras de rodas e também espaço sinalizado para quem precisa estar acompanhado de cão-guia.
A diretora da Câmara de Vereadores, Tânia Moraes, que coordena a obra desde o início, afirma também que a sustentabilidade – tanto dos materiais, quanto dos recursos - tem sido fator importante em cada etapa. Um exemplo é a reutilização da madeira nobre de ipê que precisou ser substituída, mas não descartada. “Na adaptação da escada para receber o espaço da plataforma elevatória precisamos retirar as madeiras antigas, mas vamos reutilizá-las em um painel decorativo que irá valorizar ainda mais a história e o legado de Elisabeth Rosenfeld”, adianta Tânia.

Para garantir o uso consciente dos recursos públicos, optou-se em manter as poltronas, o estofamento e o carpete atual, que passarão por uma higienização completa. Toda a reforma está sendo custeada com recursos próprios do Legislativo. O Teatro terá capacidade para atender 259 lugares fixos, podendo ampliar para até 264 poltronas em virtude dos acentos avulsos. O palco também ganha, aos poucos, novo visual com parede branca possibilitando projeções e, na sequência, receberá instalação de novas cortinas.

TV Câmara e Sala de Imprensa

O Teatro Elisabeth Rosenfeld vai contar, ainda, com uma compacta Sala de Imprensa que também está com a estrutura concluída, restando somente a instalação elétrica e o recebimento de móveis no local. Será um espaço físico dedicado à produção de conteúdo em um cenário todo em vidro.

O espaço de rádio e TV da Câmara de Vereadores, localizado no segundo andar do prédio, ao lado da entrada do Teatro, também está sendo repaginado. A TV Câmara, que vai ao ar de terça a quinta-feira sempre às 17 horas no canal do Youtube e Facebook do Legislativo, ganhará nova decoração e dois cenários diferentes: um em formato de podcast e outro com poltronas voltadas a entrevistas e fundo em chroma key possibilitando mais versatilidade no formato das gravações.

Data de publicação: 04/07/2024

Créditos das Fotos: Letícia de Lima/Câmara de Gramado