Encontro aconteceu no Legislativo de Gramado na noite desta quinta-feira, dia 27

A Câmara de Vereadores de Gramado sediou na noite desta quinta-feira, dia 27, uma audiência pública para ouvir a comunidade sobre o retorno do Grande Desfile de Natal, e demais mudanças no Natal Luz, para o Centro da cidade. O encontro foi proposto pelo vereador Renan Sartori (MDB) e convocado pela Comissão de Infraestrutura, Turismo, Desenvolvimento e Bem-Estar Social (Mérito) do Legislativo, conforme prevê o Regimento Interno.
A audiência pública foi conduzida pelo vice-presidente da Comissão, vereador Professor Daniel (PSDB), e contou com a presença de todos os vereadores, além do plenário praticamente lotado. Estiveram compondo a Mesa junto ao Professor Daniel, o prefeito Nestor Tissot (Progressistas), a presidente da autarquia municipal Gramadotur, Rosa Helena Volk (Progressistas), e Claudio Souza, representante do Conselho da Gramadotur e presidente do Sinditur Hortênsias.
Entre as principais decisões da autarquia, realizadora do evento, sobre a próxima edição do Natal Luz, Rosa adiantou algumas novidades sobre a organização como, por exemplo, de que o espetáculo do Grande Desfile no Centro acontecerá três vezes por semana, nas quartas, sextas e domingos, às 20 horas, ou seja, mais cedo que nos anos anteriores, justamente para estimular a movimentação no comércio e gastronomia local. Nos dias que não tiver o Grande Desfile, terá o show de Acendimento das Luzes da cidade, contudo, em um novo formato, com luzes e música. O show do Nativitaten continuará acontecendo no Serra Park, nas quintas e sábados, e a Fantástica Fábrica de Natal não será realizada. A Parada de Natal, de acordo com a Gramadotur, não está cancelada, "está em stand-by" (modo de espera).
Os valores dos espetáculos, segundo Rosa Helena, variam entre R$150 a R$540 – com oferta de desconto na compra antecipada. O Desfile no Centro não deverá ter arquibancadas, somente cadeiras ao longo da Avenida das Hortênsias (cerca de 1.400 unidades), e contará com cabines para atendimento a pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), assim como o Nativitaten, tendo em vista que o tema do Natal este ano é "Acolhimento".
"Nossa realidade econômica, em virtude do momento que o Rio Grande do Sul vive com os eventos climáticos, está bem complicada. Então retornar o Desfile para o Centro foi uma resposta para que nossa comunidade pudesse voltar a sonhar a ter uma boa movimentação e os negócios voltar a prosperar", declarou a presidente da Gramadotur.
Em relação à mobilidade urbana, preocupação muito enfática dos vereadores e da comunidade, Rosa Helena informou que está sendo organizada passagem de veículos de emergência como ambulâncias e bombeiros. "A rótula central será diminuída no seu diâmetro", acrescentou. O público presente se manifestou durante a audiência, tirando dúvidas, apresentando sugestões e críticas. As perguntas enviadas pela internet também foram elucidadas.
Para assistir o encontro na íntegra basta acessar este link.

Data de publicação: 28/06/2024

Créditos das Fotos: Laura Gallas/Câmara de Gramado