Sessão Solene para entrega de homenagens marcou a segunda noite da 13ª Semana Legislativa, na noite de ontem ocorreu a entrega do Título Mulher Cidadã para Neiva Maria Dias, Silvana Geis e Bertha Zanatta

Na segunda noite da 13ª Semana Legislativa, realizada nesta quarta-feira, dia 26, a Câmara de Vereadores de Gramado concedeu o título de Mulher Cidadã para Neiva Maria Dias, Silvana Geis e Bertha Zanatta. Elas foram homenageadas, respectivamente, pelas áreas do Empreendedorismo – indicado pelo partido Progressistas, das Atividades Comunitárias – indicada pelo MDB, e pela Defesa dos Direitos Humanos – indicada pelo PSDB. A cerimônia aconteceu no plenário Júlio Floriano Petersen, da Câmara.
A Semana Legislativa foi instituída pela Lei 2.779 de 30 de setembro de 2009, alusiva às comemorações de instalação do Poder Legislativo em Gramado, que em fevereiro completou 69 anos. Regimentalmente, a Semana Legislativa acontece em maio. No entanto, em virtude dos eventos climáticos ocorridos na cidade e em respeito às famílias afetadas, as sessões foram remanejadas para esta semana.

AS HOMENAGEADAS:

Neiva Maria Dias – Empreendedorismo
Homenagem proposta pela Bancada Progressista, composta pelos vereadores Rosi Ecker Schmitt, Ike Koetz, Rafael Ronsoni e Neri da Farmácia. Neiva Maria Dias recebeu o título de Mulher Cidadã na área do Empreendedorismo. Nascida em 13 de julho de 1953, na localidade de Linha Bonita, Neiva é empresária. Casada com Remi Pereira Dias e mãe de quatro filhos, Neiva iniciou sua trajetória nos negócios na década de 1980.
Gerenciou uma fábrica de móveis e posteriormente uma fábrica de chocolates, onde coordenou a produção e embalagem, gerando cerca de 1.500 empregos diretos entre 1985 e 2000. Posteriormente, migrou para o setor hoteleiro, inaugurando o Hotel San Lucas, onde continua a gerenciar com excelência. Além de sua carreira empresarial, Neiva dedicou-se à comunidade como catequista e membro ativo do Lions Clube de Gramado, ocupando o cargo de presidente por três vezes e recebendo o Prêmio Melvin Jones.

Silvana Geis – Atividades Comunitárias
Homenagem proposta pela Bancada do MDB, composta pelos vereadores Cícero Altreiter, Renan Sartori e Rodrigo Paim. Silvana Geis será homenageada na área de Atividades Comunitárias. Aos 54 anos, Silvana mora em Gramado há mais de 36 anos. Nascida em Canela, sempre esteve envolvida em atividades comunitárias. Casada com Lauro Lovatto e mãe de dois filhos, Silvana é empresária e atua no setor de móveis. É membro ativo do Orbis Clube Várzea Grande, onde, junto com seu esposo, realiza diversas ações beneficentes.
Como presidente do clube pela terceira vez, Silvana coordena doações de cestas básicas, medicamentos, brinquedos, equipamentos para o hospital local, entre outras atividades. Também está envolvida em ações religiosas e acredita na importância do trabalho voluntário para construir uma sociedade mais justa e igualitária.

Bertha Zanatta – Defesa dos Direitos Humanos
Homenagem proposta pelos vereadores do PSDB: Professor Daniel e Celso Fioreze. Bertha Zanatta foi homenageada na área de Defesa dos Direitos Humanos. Nascida em São Miguel do Oeste (SC), Bertha é filha de gramadense e reside em Gramado desde 2013. Formada em Arquitetura e Urbanismo, especializou-se em Acessibilidade Arquitetônica em 2016. Seu primeiro projeto de acessibilidade foi uma "Casa de Boneca" para a Apae Gramado.
Desde então, tem se dedicado a eliminar barreiras e promover a inclusão social, desenvolvendo projetos de acessibilidade e ministrando palestras e consultorias. Em 2018, apresentou na Tribuna do Povo a urgência de cumprir leis de inclusão, desenvolvendo o projeto "Gramado, uma cidade Inclusiva". Atualmente, é presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Gramado (Comped), onde continua a promover a inclusão e a acessibilidade.

Data de publicação: 27/06/2024

Créditos das Fotos: Paulo Vargas/Câmara de Gramado