Homenagens integram a 13ª Semana Legislativa de Gramado

A Semana Legislativa foi instituída pela Lei 2.779 de 30 de setembro de 2009, alusiva às comemorações de instalação do Poder Legislativo em Gramado, que em fevereiro completou 69 anos. Regimentalmente, a Semana Legislativa acontece em maio. No entanto, em virtude dos eventos climáticos ocorridos na cidade e em respeito às famílias afetadas, as sessões foram remanejadas para esta semana.
As comemorações da 13ª Semana Legislativa visam homenagear ilustres gramadenses que contribuíram e contribuem com Gramado através de suas áreas de atuação. Na noite desta terça-feira, dia 25, foi a vez de entregar as homenagens de Vereador Emérito, Trabalhadora Modelo e Desportista Gramadense.
O primeiro agraciado da noite foi o Vereador Emérito Sérgio Luiz Broilo, atualmente presidente na Cooperativa Gramado Colonial. É filho de Euzébio Broilo (in memoriam) e Luiza Libardi Broilo (in memoriam) e tem dois filhos: Luiz Roberto e Patrícia Luíza. Emocionado, recordou de quando entrou para a política. Membro ativo do MDB, desde 1978, entrou na vida pública a convite do ex-prefeito Nelson Dinnebier e seu compadre Alcindo Bazzan.
"Nas eleições de 1982, lancei a minha candidatura ao cargo de vereador e com muita vontade de trabalhar por Gramado, fiz uma campanha honesta e conquistei a confiança dos meus eleitores que me levaram à vitória com 508 votos, sendo o mais votado da bancada do MDB e o segundo mais votado do pleito. Fiz valer a função fiscalizatória do Poder Legislativo, sendo um vereador atuante", declarou Broilo. Em 2000, voltou a concorrer a uma vaga à vereança e foi eleito com 757 votos.
Renan Sergio Wiltgen foi o escolhido para a homenagem de Desportista Gramadense. Aos 35 anos, é atleta de corrida de rua amador e natural de Gramado. Começou a participar de corridas em 2004 e no ano de 2007, já em Gramado, começou a se dedicar com frequência aos treinamentos e participando de corridas de rua pelo Estado. Entre idas e vindas até o ano de 2016 foram diversas participações e amigos conquistados nesta jornada. Em 2019 retornou de vez ao atletismo, e neste mesmo ano venceu 10 provas, um recorde até então.
Em sua fala, destacou a importância do incentivo ao esporte. "É sempre um privilégio representar nosso município em competições, mas a corrida de rua antes de ser uma competição, é uma integração", citou. Tanto o título do Vereador Emérito, quanto do Desportista Gramadense são indicações da Mesa Diretora da Câmara.

Mulheres da hotelaria representada
A gramadense Luciana Edinger foi a homenageada para o título de Trabalhador Modelo. Ela trabalha no setor hoteleiro há 21 anos e é camareira na empresa Estalagem St.Hubertus. Lu, como é chamada, é mãe da Ana Laura Edinger, de 19 anos. "Me sinto honrada e representando as mulheres que atuam na área hoteleira da cidade, um segmento muito importante para nossa cidade", ressaltou a homenageada em tribuna. O Sindicato dos Trabalhadores em Hotelaria e Gastronomia de Gramado foi a entidade que indicou o nome da trabalhadora para esta homenagem, conforme rege a
lei 2.788/2009.

Empresário Destaque
O título de Empresário Destaque para Eduardo Zorzanello, que em virtude da agenda do homenageado não pôde comparecer, será entregue na sessão ordinária do dia 8 de julho.

Data de publicação: 26/06/2024

Créditos das Fotos: Paulo Vargas/Câmara de Gramado