A coordenadora destaca que a Defesa Civil de Gramado deve estar devidamente equipada e apoiada pela população. Durante as chuvas, o apoio da comunidade foi fundamental para manter a equipe firme

Na Tribuna do Povo, da sessão do dia 24 de junho, da Câmara de Vereadores de Gramado, a coordenadora da Defesa Civil, Juliana Fisch, fez um discurso de agradecimento e apresentou a história e as ações da Defesa Civil de Gramado.
Ela destacou a criação da Defesa Civil em 1997 como Comissão Municipal, que evoluiu em 2008 para Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, e em 2015 para Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil. Recentemente, em junho deste ano, foi efetivado o Conselho Municipal de Defesa Civil e o Fundo Municipal de Defesa Civil, essenciais para a recepção de recursos estaduais.
Juliana relatou que a equipe da Defesa Civil era composta por apenas um servidor até novembro do ano passado. Após um episódio de calamidade em 2023, a equipe foi ampliada para sete contratados qualificados e seis voluntários. Ela assumiu como coordenadora geral em maio para agregar sua experiência administrativa.
A Defesa Civil de Gramado desempenha cinco funções principais: prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação. Fisch ressaltou a importância da integração com outras entidades governamentais e a comunidade para a eficácia das operações.
“A eficácia da Defesa Civil depende da integração com outras entidades governamentais, organizações não governamentais e a comunidade. A criação do gabinete de crise durante as fortes chuvas foi essencial, envolvendo diversos atores importantes como secretários e equipes de segurança,” afirma a coordenadora.
Finalizando, Juliana Fisch agradeceu pelo espaço e enfatizou a necessidade de apoio contínuo à Defesa Civil para enfrentar adversidades e garantir a segurança e resiliência da comunidade de Gramado.

Data de publicação: 25/06/2024

Créditos das Fotos: Letícia de Lima / Câmara Gramado