Valentina Bordin é a presidenta, Valentina Venzo Souza é vice-presidenta, Maria Eduarda Dias Grings é a 1ª secretária e Mariana Marini Ramos está eleita como 2ª secretária

Se a política tradicional tem como desafio eleger mulheres, no Parlamento Jovem de Gramado a realidade começa a mudar. Ano após ano o programa Vereador Jovem, desenvolvido pela Câmara de Vereadores de Gramado por meio da Escola do Legislativo Ivo Bezzi, mostra que a participação feminina neste meio só cresce. Em 2024, o projeto é integrado por 12 meninas e seis meninos. O interesse da nova geração em ser protagonista nos espaços de poder reflete, ainda, na escolha da nova Mesa Diretora.
Desta vez, a composição é 100% feminina: foram eleitas pelos colegas de mandato como presidenta, Valentina Bordin, do Colégio Cenecista Visconde de Mauá, Valentina Venzo Souza como vice-presidenta, representando a EMEF Senador Salgado Filho, Maria Eduarda Dias Grings é a 1ª secretária, da EMEF Gentil Bonato, e eleita como 2ª secretária está Mariana Marini Ramos, da EMEF Henrique Bertoluci Sobrinho.
Elisandra Chaves, diretora da Escola do Legislativo, é otimista e afirma que tem esperança em ver toda esta representatividade feminina retratada já nas eleições a partir de 2028. "Um reflexo muito necessário, pois a mulher tem sempre como diferencial a sua disponibilidade de buscar mudanças e por colocar uma dose maior de humanidade em tudo que faz", opina Elis.

AGENDA DOS JOVENS
Os encontros de formação do programa Vereador Jovem em 2024 já iniciam na próxima quarta-feira, dia 26. A primeira sessão ordinária dos parlamentares mirins está marcada para o dia 7 de agosto, às 18 horas. Será aberta a toda a comunidade e com transmissão ao vivo pelo Facebook e canal do Youtube da Câmara de Vereadores.

Data de publicação: 20/06/2024

Créditos das Fotos: Letícia de Lima / Câmara Gramado