Está acontecendo nas escolas de Gramado, nesta quarta-feira, dia 5, as eleições do programa Vereador Jovem. O pleito vai eleger 18 candidatos ao cargo de parlamentar mirim, por meio de uma iniciativa da Escola do Legislativo Ivo Bezzi, da Câmara de Vereadores de Gramado. O projeto visa aproximar os jovens do processo legislativo e fomentar a cidadania entre os estudantes. Ao todo, as eleições deste ano contam com 69 candidatos do 6º ao 9º ano, mobilizados em 15 escolas.
Pela manhã, o presidente da Câmara, vereador Cícero Altreiter (MDB), esteve acompanhando o pleito na  EMEF Senador Salgado Filho. O educandário conta com aproximadamente 400 eleitores, sendo o maior colégio eleitoral de alunos no município.
Junto com a diretora da Escola do Legislativo, Elisandra Chaves, o presidente Cícero destacou a importância do programa, afirmando que ele aproxima a Casa Legislativa da comunidade de maneira íntegra, ao mostrar todo o processo legislativo e ao conectar os jovens à política. Elis também enfatizou a importância dos estudantes participarem do programa, seja como candidatos ou como eleitores.
"Temos vários alunos que participaram das edições anteriores e relatam o quanto é significativo participar do programa, pois desenvolve muito a percepção deles em relação ao papel do vereador para a comunidade. Então, é muito bacana para as famílias e para os jovens que participam, exercendo desde já sua cidadania", afirma.
O resultado das eleições, com os nomes dos eleitos e quantidade de votos, será divulgado nesta quinta-feira, dia 6, ao vivo pela TV Câmara, pelo Facebook e canal do Youtube da Câmara de Vereadores.

Data de publicação: 05/06/2024

Créditos das Fotos: Paulo Vargas/Câmara de Gramado