Jardel de Souza Costa, morador do Bairro Piratini, ocupou a Tribuna do Povo para destacar a situação enfrentada pelas famílias desabrigadas e desalojadas do bairro Piratini em decorrência dos recentes eventos climáticos

Na 13ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Gramado, realizada nesta segunda-feira, dia 20, Jardel de Souza Costa ocupou a Tribuna do Povo para destacar a situação enfrentada pelas famílias desabrigadas e desalojadas do bairro Piratini, em decorrência dos recentes eventos climáticos. O morador da localidade iniciou sua fala agradecendo à população do bairro que, apesar das dificuldades, lotou o plenário de forma organizada e pacífica, buscando soluções junto ao poder público.
Jardel chamou a atenção para a real situação enfrentada pelos moradores do bairro Piratini, classificado por ele como um dos mais importantes de Gramado, e conhecido por ser habitado por trabalhadores. Ele destacou que aproximadamente 77 lotes, que foram interditados pela Defesa Civil, cada um com três ou quatro casas, abrigavam entre 400 a 600 pessoas que agora estão sem lar.
“Esta é a mais grave crise social que a nossa cidade enfrenta, algo jamais pensado, algo que jamais presenciamos em nossa cidade. Precisamos pensar e achar soluções como nunca antes pensadas. Precisamos de uma comunicação mais rápida e clara vinda das autoridades e responsáveis, precisamos de planejamento para o retorno e reconstrução de nossas casas, e que isso seja feito com muita seriedade, dedicação e velocidade”, enfatiza o representante dos moradores.
Jardel fez um apelo para a compreensão dos vereadores e do Poder Executivo, afirmando que, embora a situação seja difícil, não há nada mais complicado do que não ter perspectiva de um lar para retornar.
Em seu discurso, o empresário levantou questionamentos sobre o alojamento das famílias em caso de desapropriação, indenização e o tempo necessário para este processo, considerando que os estudos geológicos ainda não estão prontos. “Será necessário esperar até setembro ou outubro para iniciar qualquer obra de reconstrução no bairro?”, indagou. Também pediu a união de todos, sem diferenças partidárias, para enfrentar a crise prioritariamente.

Criação de associação
O empresário anunciou que os moradores criarão a Associação de Moradores Desabrigados do Bairro Piratini visando fortalecer a organização da comunidade na busca por soluções. “Se necessário, estaremos presentes na Câmara de Vereadores, para cobrar ou agradecer o empenho dos representantes eleitos”, finalizou.

Data de publicação: 21/05/2024

Créditos das Fotos: Letícia de Lima / Câmara Gramado