Os vereadores da Câmara Municipal de Gramado estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira, dia 20, com as interlocutoras do Gabinete de Crise, a procuradora-geral do município, Mariana Melara Reis, e a secretária do Meio Ambiente, Cristiane Bandeira. Elas trouxeram para conhecimento dos parlamentares as últimas atualizações do Município em relação às consequências dos eventos climáticos na cidade.
Diferente de demais municípios do Rio Grande do Sul, afetados pelas enchentes, Gramado e a região da Serra foram impactados pela movimentação de massa em decorrência do alto volume de chuvas. De acordo com o Gabinete de Crise, até o último dia 17 foram 199 pontos vistoriados. Atualmente, a localidade de maior alerta são as Ruas Emílio Leobet e Gil, com solo ainda muito encharcado. Segundo Cristiane, a vegetação que precisava ser retirada do local já foi suprimida, as que permanecem estão "segurando o solo". Não há previsão de liberação de tráfego na Rua Emílio Leobet.
Na oportunidade, os vereadores aproveitaram o momento para tirar dúvidas que chegam até seus gabinetes por meio dos moradores – especialmente os diretamente atingidos pela ruptura do solo. Também questionaram sobre a situação de Calamidade da cidade e os benefícios que a população tem à disposição através de recursos federais e estaduais. A procuradora Mariana esclareceu que Gramado está habilitada para o Saque Emergencial do FGTS. Impostos como IPTU, ISS (Imposto Sobre Serviços) e taxa de recolhimento de lixo também tiveram prazos prorrogados para pagamento.
O presidente da Câmara, vereador Cícero Altreiter (MDB), avaliou como positiva a reunião e reforça a importância do Legislativo estar atualizado e integrado às ações de Crise da cidade, tendo em vista que a comunidade tem com os vereadores um importante canal de informação.

Data de publicação: 20/05/2024

Créditos das Fotos: Letícia de Lima / Câmara Gramado