Na 13ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Gramado, desta segunda-feira, dia 13, a Tribuna do Povo foi ocupada por Patrícia Heimann Lapa, psicóloga e representante dos moradores do Loteamento Orlandi, no bairro Várzea Grande. A localidade foi afetada pelas intensas chuvas que atingiram Gramado e todo o Estado do Rio Grande do Sul. Patrícia expressou preocupações e demandas da comunidade diante da situação emergencial.
“Sou pernambucana, mas há 14 anos resido em Gramado, cidade que me acolheu muito bem”, disse. Patrícia destacou a interdição das casas na localidade em virtude da movimentação do solo e enfatizou a necessidade de compreensão e solidariedade diante do sofrimento dos afetados. “Não tenho dúvida de que a dor perpassa fronteiras, partidos e qualquer possibilidade. Por mais que tentemos nos colocar no lugar do outro, quem nunca viveu não consegue compreender completamente o que cada um está passando”, acrescentou.
A psicóloga enfatizou as principais demandas urgentes da comunidade, incluindo a necessidade de esclarecimentos técnicos sobre o laudo do dia 18 de maio, a busca por moradias dignas para os desabrigados e a solicitação de um auxílio emergencial para lidar com os impactos econômicos da crise. Encerrou falando da importância do bem-estar emocional dos afetados e da complexidade da situação enfrentada pelos moradores do Loteamento Orlandi, demandando ações imediatas e efetivas por parte das autoridades locais.

Data de publicação: 14/05/2024

Créditos das Fotos: Letícia de Lima / Câmara Gramado