Nesta quarta-feira, dia 27 de março, o plenário Júlio Floriano Petersen da Câmara de Vereadores de Gramado foi palco de uma sessão especial dedicada à apresentação dos trabalhos realizados pela Secretaria da Cultura. O evento contou com a presença do secretário da cultura, Ricardo Reginato, e do adjunto, Joe Cardoso, que destacaram as realizações da pasta. Também compôs a Mesa, junto aos secretários e ao presidente Cícero Altreiter (MDB), a presidente do Conselho Municipal de Cultura, Jane Pozzo. A sessão também contou com a participação dos vereadores Neri da Farmácia (Progressista) e Professor Daniel (sem partido).
Ricardo iniciou as falas destacando o papel da Secretaria da Cultura na administração municipal, sendo também responsável por uma série de políticas públicas voltadas para a preservação histórica, fomento da atividade cultural, promoção da fruição artística, formação de artistas e descentralização cultural.
Entre as ações realizadas destacou os trabalhos na área da preservação do Patrimônio Histórico;
o estímulo à Economia Criativa com a criação da Vila Joaquina e do Território Criativo; programas como TransformArte e Feira Criativa; promoção de eventos culturais; mapeamento e plano para o desenvolvimento cultural; iniciativas como Film Commission para incentivo ao audiovisual;
fomento à leitura através de ações como o FiliGram - Festival Internacional Literário de Gramado, Feira do Livro e Literature-se Gramado; e melhorias em espaços culturais como a Biblioteca Cyro Martins, CMC Arno Michaelsen e CMC Várzea Grande.
“Estas ações refletem o compromisso da Secretaria da Cultura com a promoção e preservação da cultura local, contribuindo para o enriquecimento da vida cultural e social da cidade de Gramado”, ressalta o secretário Ricardo.

Data de publicação: 28/03/2024

Créditos das Fotos: Letícia de Lima / Câmara Gramado