A Câmara de Vereadores de Gramado sediou na tarde desta quarta-feira, dia 6, uma reunião que debateu o aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nos principais itens da cesta básica no Estado. O evento foi promovido por um grupo especial de empresários do ramo de mercados de Gramado, reunindo profissionais da área, entidades, vereadores e representantes do Executivo Municipal.
Existe uma grande preocupação do setor com o impacto negativo na economia gaúcha, a partir do decreto do Governo do Estado, a partir de 1º de abril, aumentando a alíquota do ICMS dos itens da cesta básica para 12%. Atualmente, alguns produtos são isentos e outros pagam no máximo 7%.
Os vereadores presentes na reunião, inclusive o presidente Cícero Altreiter (MDB), se colocaram à disposição do empresariado para que ocorra uma mobilização política e manifestação de repúdio oficial ao decreto do governador Eduardo Leite (PSDB).
Além do presidente da Casa, participaram do encontro os vereadores Professor Daniel, do Partido dos Trabalhadores, Joel Reis, Rosi Ecker Schmitt e Neri da Farmácia, do Progressistas. A Câmara de Vereadores deve mobilizar, junto ao Executivo Municipal, uma ida a Porto Alegre para buscar apoio dos deputados estaduais nesta reivindicação.

Data de publicação: 06/03/2024

Créditos das Fotos: Letícia de Lima / Câmara Gramado