Marisa Formolo, autora do livro “Por que Somos Poucas”, ex-vice prefeita de Caxias do Sul e ex-deputada estadual, fez uma participação especial na Câmara de Vereadores de Gramado, ocupando a tribuna em um momento em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. Ela ressaltou a estrutura de sua pesquisa de doutora que resultou no livro, falando sobre a escassa presença das mulheres na política.
Como professora e educadora, Marisa expressou seu compromisso com a causa da igualdade de gênero no meio político. Ela apresentou dados e reflexões sobre a trajetória das mulheres nos espaços de poder, destacando que apenas na década de 30 foi garantido o direito de voto às mulheres.
A escritora compartilhou sua pesquisa sobre a presença das mulheres na política em Caxias do Sul, revelando que a maioria das mulheres eleitas na região veio do meio rural e tinha vínculos com a educação. Ela destacou as barreiras culturais e sociais enfrentadas pelas mulheres na busca por cargos políticos, como a submissão histórica – e até mesmo inconsciente - das mulheres e as desigualdades no mundo do trabalho.
Marisa defendeu a necessidade de equidade de participação nas esferas políticas e partidárias, apontando a importância de medidas como cotas de gênero e redistribuição justa de recursos. Ela também ressaltou a importância da visibilidade e do reconhecimento das desigualdades de gênero para promover mudanças efetivas.
“Faço um chamamento para que mais mulheres se candidatem nas próximas eleições em Gramado, destacando a responsabilidade dos partidos políticos neste processo, em promover a inclusão de mulheres em suas fileiras”, declarou.

ELES POR ELAS
A manifestação especial de Marisa integrou as ações do movimento He for She – Eles por Elas, aderido pela Câmara de Gramado em 2021, assumindo o compromisso de estimular debates e reflexões sobre a igualdade de gênero. A autora participa, inclusive, nesta terça-feira, dia 5, da programação especial da TV Câmara, a partir das 17 horas, no Facebook e Youtube da Câmara.

Data de publicação: 05/03/2024

Créditos das Fotos: Letícia de Lima / Câmara Gramado