Fernando Gusen, patrão do CTG Manotaço, utilizou o espaço da Tribuna do Povo durante a 2ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Gramado, nesta segunda-feira, 26. Na ocasião, ele apresentou uma prestação de contas do Centro Tradicionalista. Gusen destacou o compromisso de transparência ao disponibilizar uma cópia da prestação de contas. Ressaltou que o termo de fomento firmado entre o Poder Executivo e o CTG foi pioneiro nos festejos farroupilhas e contribuiu para uma semana culturalmente rica em Gramado.
Apesar de reconhecer a necessidade de melhorias na divulgação local dos eventos, Gusen ressaltou o forte envolvimento cultural e gastronômico, resultando em uma avaliação final satisfatória da última edição da Semana Farroupilha.
Quanto aos números financeiros, foram aprovados R$ 118 mil para os festejos farroupilhas de 2023, sendo parte proveniente do Governo do Estado e parte da Prefeitura. Segundo o patrão, o evento único no ano passado destacou-se como um dos melhores em anos, com impacto positivo na economia local.
Além disso, o patrão mencionou o sucesso do recente rodeio, que movimentou significativamente a economia local. Todos os custos foram cobertos pela receita do próprio evento, gerando lucro e impulsionando a economia de Gramado. Visitantes de diversos estados contribuíram para o aumento do turismo na região, evidenciando o potencial econômico dos eventos tradicionalistas.
Finalizando, Fernando trouxe dados da Feevale em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado que revelaram que os rodeios movimentaram mais de 2 bilhões de reais no RS em 2023, representando um aumento de 15% em relação ao ano anterior. “Esses números demonstram o impacto positivo e a relevância dos eventos campeiros para a economia regional”, concluiu.

Data de publicação: 28/02/2024

Créditos das Fotos: Letícia de Lima / Câmara Gramado