PLL é de autoria do vereador Celso Fioreze (PSDB)

Foi aprovado por unanimidade na sessão ordinária desta segunda-feira, dia 26, na Câmara de Vereadores de Gramado, o Projeto de Lei do Legislativo (PLL) 3/2024, que institui nomenclatura de rua localizada na Linha Tapera Alemã. Com a aprovação unânime em plenário, a via, hoje sem nome, passa a denominar-se Rua Antônio Luigi Scur.

Histórico do homenageado:
Luigi imigrou com seis meses de idade, com seu irmão Sílvio e seus pais Giovani Batista
Scur e Luigia Maria Décima, vindo de São Martino, Santa Justina, Belluno (Itália) em 1882. Seus pais estabeleceram-se na IX Légua em Caxias do Sul, onde receberam as terras da localidade de Santa Justina, nome de origem de onde partiram da Província de Belluno.
Luigi cresceu e casou-se com a jovem Maria Lodéia (Nina), continuando na casa paterna. Nasceram seus filhos Clara, Melania, João e Blandina. Aproximadamente em 1912, mudou-se para Linha Tapera, em Gramado, onde havia adquirido 87 hectares de terra.
Acompanhado da esposa e dos quatro filhos, iniciaram vida nova, longe dos parentes e amigos.
Como todo imigrante, o desafio foi desbravar, conseguindo grandes parreirais, fabricando seu próprio vinho e engarrafando sob registro de Vinhos Vitória. Luigi, como gostava muito de música, mandou vir da Itália um piano e um violino, doados hoje para a igreja de Gramado. Fez parte do coral com seus filhos e hoje seus netos mantém a tradição. Alguns filhos ainda moram até os dias de hoje na Linha Tapera Alemã.

Data de publicação: 27/02/2024

Créditos das Fotos: Letícia de Lima / Câmara Gramado