Autoridades estaduais e municipais estiveram na manhã desta sexta-feira, dia 16, no bairro Várzea Grande, em Gramado, para a inauguração oficial do viaduto localizado no quilômetro 36 da RS-115. A solenidade contou com a presença do governador Eduardo Leite. O presidente da Câmara, vereador Cícero Altreiter, esteve na cerimônia representando o Legislativo.
Na solenidade, o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, enalteceu a soma de esforços entre os poderes, citando o Governo do Estado, o Executivo e a Câmara Municipal na luta para que a obra saísse do papel e trouxesse melhoria ao tráfego no acesso a Gramado via RS-115.
"Trata-se de uma obra muito importante concluída pela EGR, que traz segurança para os usuários da rodovia, além de gerar melhor trafegabilidade para quem se desloca pela região serrana. Também é preciso destacar que o turismo, fundamental para o município, será muito beneficiado por esse viaduto", disse Costella.
O presidente da Câmara de Vereadores enfatizou a alegria de ver a demanda antiga da comunidade sendo atendida. "O viaduto já melhorou a mobilidade no local, um pedido de diversas gestões, vereadores, inclusive eu, fiz vários pedidos para que esta demanda fosse ouvida. Ficamos muito contentes de sermos contemplados com a conclusão do viaduto, obra que traz mais acessibilidade tanto para os moradores de Gramado, quanto para os visitantes", declara Cícero Altreiter.
O viaduto fica no acesso à Avenida do Trabalhador e está em funcionamento desde o final de 2023. O elevado possui estrutura mista, ou seja, vigas de aço e partes em concreto armado, além de um vão de 26 metros entre as extremidades, 12 metros de largura e mais de 5,5 metros de altura.
O valor investido foi de R$ 4,9 milhões, com recursos oriundos da praça de pedágio. De acordo com a EGR, o novo dispositivo vai beneficiar mais de 20 mil gramadenses, além dos turistas que frequentam a cidade durante todo o ano.

Fotos: Gustavo Mansur/Secom Estado do RS e Letícia de Lima/Câmara de Gramado

Data de publicação: 16/02/2024