O vereador Celso Fioreze (PSDB) protocolou na Câmara de Vereadores de Gramado o Projeto de Lei do Legislativo (PLL) 3/2024, que visa criar nomenclatura de rua na Linha Tapera Alemã para homenagear o senhor Antônio Luigi Scur. Em 1912, Luigi mudou-se para Linha Tapera, onde adquiriu terras e iniciou uma nova vida com sua família.
Como todo imigrante, enfrentou desafios, mas prosperou, desenvolvendo grandes vinhedos e produzindo vinho sob o registro de Vinhos Vitória. Além disso, Antônio Luigi tinha grande apreço pela música, tendo trazido um piano e um violino da Itália, os quais foram doados à igreja de Gramado. Ele participou do coral local junto com seus filhos, uma tradição que seus netos mantém até hoje.
Em honra a esse legado, o Projeto de Lei proposto pelo vereador Celso quer nomear a via na localidade, sem nomenclatura até o momento. “Este Projeto de Lei visa reconhecer e preservar a memória de Antônio Luigi Scur, um imigrante italiano que contribuiu significativamente para o desenvolvimento da região da Tapera Alemã”, explica Fioreze.
O PLL ainda passará pelas Comissões Permanentes da Câmara de Vereadores de Gramado e se estiver apto será colocado em votação em plenário.

Data de publicação: 16/02/2024

Créditos das Fotos: Letícia de Lima / Câmara Gramado