Na 37ª sessão ordinária, o militar da reserva, ex-professor universitário e ex-aluno de colégios militares, Eduardo Carvalho, ocupou a Tribuna do Povo na Câmara de Vereadores para abordar o Plano Nacional de Educação e as Escolas Cívico-Militares

Na 37ª sessão ordinária, o militar da reserva, ex-professor universitário e ex-aluno de colégios militares, Eduardo Carvalho, ocupou a Tribuna do Povo na Câmara de Vereadores de Gramado para abordar o Plano Nacional de Educação e as Escolas Cívico-Militares. Carvalho destacou sua experiência no debate educacional, incluindo sua participação no Fórum Nacional em 2014.
Falou sobre o Plano Nacional de Educação de 10 anos, abrangendo o período de 2024 a 2034.
Ele informou sobre a convocação extraordinária da Conferência Nacional de Educação em janeiro de 2024, em Brasília, para discutir diretrizes, metas e estratégias para a próxima década. Carvalho ressaltou a importância da participação ampla da sociedade civil, destacando que as etapas municipais, estaduais e nacionais devem envolver representantes de diversos setores educacionais e sociais.
O militar também expressou sua preocupação sobre a falta de debate efetivo nas etapas preparatórias, especificamente na reunião intermunicipal em São Francisco de Paula. Ele questionou a comissão coordenadora do processo em Gramado, sobre os representantes, propostas de emendas ao documento de referência, resultados validados e eleição de delegados.
Carvalho abordou também destacou a importância de enfrentar políticas educacionais ultraconservadoras, como a militarização das escolas. Expressou a urgência de melhorias na educação, destacando a necessidade de debater o futuro do país e ressaltou a importância de preservar a liberdade educacional.
A fala de Carvalho foi concluída com uma citação de Rui Barbosa “Maior que a tristeza de não haver vencido é a vergonha de não ter lutado”, enfatizando a importância de lutar pela educação de qualidade.

Data de publicação: 28/11/2023

Créditos das Fotos: Letícia de Lima / Câmara Gramado