Aconteceu na noite desta quinta-feira, dia 16, uma sessão solene na Câmara de Vereadores de Gramado para entrega de Moções. Foram homenageados com Aplausos a Comunidade Evangélica Luterana Concórdia de Gramado pela passagem dos seus 70 anos e a EMEI Jardim Encantado do bairro Jardim pelos seus 20 anos. William Eduardo Ponath recebeu uma Moção de Reconhecimento pelos prêmios conquistados por ele na Expointer, em Esteio.
O Bustour em Gramado seria homenageado pelos seus 10 anos de atividades, contudo, as representantes da empresa não puderam comparecer ao evento e a entrega da Moção será reagendada.

Confira os históricos dos homenageados:

William Ponath
William Eduardo Ponath é natural de Gramado, filho de Jorge e Geni Model Ponath. irmão de Vanessa Ponath e tem 27 anos de idade. Sua paixão por animais vem desde muito cedo. Entre 2010 e 2012 começou na criação da raça Gir e já tinha duas bezerras, que amansou. Participava da Festa da Colônia e sempre teve paixão por animais.
Gostava da raça Gir e, por isso, foi adquirindo um animal aqui, outro ali e aos poucos seu rebanho foi aumentando. Percebeu que era vantajosa a criação de gado e por isso foi investindo cada vez mais. Com o passar do tempo, foi registrando os animais do seu plantel.
Foi também se profissionalizando cada vez mais. Em 2021, foi a primeira vez que participou da Expointer, obtendo vários prêmios. Em 2022, novamente participou da Expointer, e repetiu os feitos, bem como em 2023. Nessa Expointer ganhou como o Grande Campeão Macho no Gir, Grande Campeã no Gir Fêmea e na Raça do Brasil também foi o primeiro colocado.

Comunidade Evangélica Luterana Concórdia de Gramado
A Comunidade Evangélica Luterana Concórdia surgiu nos meados do ano de 1946, quando o casal Arno e Nelli Land vieram de Serra Grande para Gramado, e aqui não encontrou uma Igreja Luterana. Pediram então atendimento pastoral para o pastor de Moreira, o Rev. Augusto Gedrat, este por sua vez, entrou em contato com o pastor Feldman que morava em São João, hoje parte de Canela.
O pastor Feldmann iniciou o atendimento, realizando o primeiro culto na residência da família Land. O grupo foi aumentando e a casa ficou pequena, sendo necessário um local mais espaçoso e posteriormente foram usando em outros locais.
No ano de 1953, a congregação foi oficialmente fundada. Nos anos 50, aquele pequeno grupo de famílias adquiriu um amplo terreno no centro da cidade, em frente ao hotel Serra Azul. No local, por algum tempo, funcionou também uma escola da Igreja e, mais tarde, o terreno foi trocado por outro, no endereço atual na Avenida Borges de Medeiros, 3200.
Em 1960, iniciou a construção da atual igreja. Contando com apenas 17 famílias, e a mesma foi inaugurada em 31/10/1971. Em 1973, começou a ser construído um novo pavilhão nos fundos da igreja, sendo demolido o antigo barracão de madeira. No ano de 1980, iniciou a construção de dois apartamentos no topo do pavilhão.
Em 10/04/1981, em assembleia extraordinária com a participação de membros de Serra Grande e Gambelo, decidiu-se pela separação de Canela e pela formação de uma nova Paróquia. No mesmo ano, foi feito o chamado para o pastor Arno Elicker, que foi instalado no dia 13/03/1982, sendo assim o primeiro pastor residente da nova Paróquia.
No ano de 1983, a Comunidade de Linha Tapera foi anexada à Paróquia de Gramado. Hoje a comunidade conta com mais de 600 membros e o atual pastor é o reverendo Luciano Haubert.

EMEI Jardim Encantado
A EMEI Jardim Encantado iniciou suas atividades no dia 1º de março de 2003, com o nome Branca de Neve II, numa pequena casa, a qual a administração pública adquiriu e adaptou para escola de educação infantil. Localizava-se na Rua Costa e Silva, nº422, no Bairro Jardim. Foi aberta para atender a demanda de educação infantil dos bairros Jardim e Três Pinheiros, e na época de sua inauguração a escola atendia cerca de 35 crianças, contando com uma equipe de seis profissionais, nos cargos de educadora infantil, serviçal e coordenadora.
No início do ano de 2007, a escola passou por uma ampliação e reforma, não podendo atender seus alunos neste espaço. Após a ampliação e reforma ser concluída, a escola passou a atender um número maior de alunos e contar com mais uma funcionária.
Em 2009, devido o espaço físico da escola estar precário, a administração pública locou uma casa com melhor estrutura para acomodar a escola, sendo esta na mesma rua, no nº 88. Assim, no dia 6 de junho deste ano a escola passou a atender no novo endereço. Em 2010 teve ampliação de mais uma sala.
Em 16 de outubro de 2015 a escola mudou novamente de endereço, desta vez para um prédio construído próprio para a escola, na mesma rua no nº 442, já com seu novo nome E.M.E.I. Jardim Encantado. A escola permanece até o momento neste endereço, atende atualmente 72 crianças, do berçário I ao pré I, e conta com 30 pessoas na equipe.

Data de publicação: 17/11/2023

Créditos das Fotos: Letícia de Lima/Câmara de Gramado