Nesta segunda-feira, 13, durante a 35ª sessão ordinária, a fisioterapeuta e pesquisadora Fabiana de Andrade, abordou os desafios enfrentados pelos profissionais da área. Com mais de 20 artigos publicados e uma pesquisa recente, Fabiana apresentou dados alarmantes sobre a situação dos fisioterapeutas no Brasil.
Segundo a pesquisa, 58,82% dos fisioterapeutas enfrentam exaustão emocional, 27% já sofrem da síndrome de burnout, e 45% consideram mudar de profissão. Fabiana destacou a preocupação com a situação no Rio Grande do Sul, ressaltando as diferenças de custos em relação a outras regiões do país.
A pesquisadora propôs duas estratégias ao poder público. A primeira envolve o uso de prédios públicos, como a Exprogramado, para criar espaços compartilhados por profissionais de diversas áreas, proporcionando um ambiente acessível e rotativo. A segunda estratégia sugerida foi um incentivo fiscal, reduzindo o Imposto Sobre Serviços (ISS) para empresas que patrocinem e ofereçam espaços para os recém-formados.
Fabiana reconheceu os desafios e a necessidade de articulação, mas enfatizou que soluções criativas podem ser alcançadas. Agradeceu aos vereadores pela oportunidade de se expressar e se colocou à disposição para contribuir no desenvolvimento dessas propostas.

Data de publicação: 14/11/2023

Créditos das Fotos: Letícia de Lima / Câmara Gramado