A noite desta quarta-feira, dia 4, foi marcada por uma emocionante homenagem na Câmara de Vereadores de Gramado. O artista fotográfico Adriano Gonçalves foi agraciado com o título de Cidadão Gramadense. A proposição é de autoria da bancada do Partido dos Trabalhadores, por meio do vereador Professor Daniel. Adriano é natural de Brasília (DF) e cresceu na cidade de Aurora do Tocantins (TO). Na infância foi vendedor de picolé e na adolescência trabalhou como gari. Em 1997, aos 18 anos, retornou para Brasília para servir ao Exército, e ao ser dispensado do serviço militar conheceu a fotografia, arte que mudou a sua vida.
Ele estudou Moda, Arte e Física para chegar aos resultados visuais encontrados no seu trabalho. Suas fotografias ganharam status de arte quando passou a expor em diversas galerias no Brasil, incluindo as galerias do Metrô de São Paulo, Assembléia Legislativa de Florianópolis, Bienal de Artes de Brasília e também no Le Carrossel Du Louvre em Paris (França).
Conhecido como o "Mago da Luz" por sua técnica realista, seus trabalhos foram publicados nas principais revistas especializadas em fotografias do Brasil e no mundo, entre elas Fotografe Melhor, Revistas Photos e Fox.
Atualmente, Adriano ministras workshops e palestras pelo País. Reside em Gramado há nove anos, e neste período sempre esteve muito envolvido com a política cultural do município, sendo conselheiro das artes visuais do Conselho de Cultura de Gramado.É criador do projeto Notáveis Mulheres de Gramado onde homenageou mulheres representativas do município nos anos de 2017, 2018 e 2019.
Em maio de 2020, no início da pandemia da Covid-19, Adriano criou a exposição "Anjo", onde retratou os profissionais que atuaram na linha de frente no combate da doença. Além de Gramado, a exposição esteve presente em três cidades de Santa Catarina, recebendo mais de 2 milhões de visitas na rodoviária Rita Maria, em Florianópolis, e foi amplamente divulgada pelas principais emissoras do Brasil.
Também, neste mês de outubro, a cidade Nagoya no Japão receberá a exposição e Adriano levará o nome de Gramado, e os feitos do seu trabalho profissional e artístico para o mundo.

Data de publicação: 05/10/2023

Créditos das Fotos: Letícia de Lima / Câmara Gramado