Na noite de quinta-feira, 28, o Plenário Júlio Floriano Petersen foi mais uma vez o palco para entrega de homenagens

Na noite de quinta-feira, 28, o Plenário Júlio Floriano Petersen foi mais uma vez o palco para entrega de homenagens. Foram agraciados Jocemar Mello, que recebeu Moção de Reconhecimento pelo seu trabalho e empenho na divulgação da cultura da tradição gaúcha em Gramado. A proposição foi do vereador Rodrigo Paim (MDB).
Outra homenageada foi a empresa Gramado Clínica de Olhos, que recebeu Moção pelos seus 45 anos de atividades, esta de autoria do vereador Volnei da Saúde (Progressistas). A Loja Maçônica Estrela, por intermédio do vereador Celso Fioreze (PSDB), recebeu a Moção de Aplausos pelos seus 30 de atuação na cidade.
E, finalizando o evento, o Hotel Rita Höppner, representado por uma de suas fundadoras Jussara Höppner, recebeu a Moção de Aplausos pelos seus 65 anos, homenagem concedida pelo vereador Renan Sartori (MDB).

Confira abaixo o histórico dos homenageados:

Jocemar Mello
Ele tem 55 anos, e é natural de Jaguari (RS). Filho de Nelson Mello e Geni Mello (in memoriam), casado com Adélia Rodrigues e pai de Yago Mello, padastro de Franciele e Elika, e avô de Alissa Manuela e Isabella.
Jocemar chegou em Gramado em 1995, no dia 1º de maio pra servir na Brigada Militar por onde permaneceu até janeiro de 2012. Foi gerente do Supermercado Imec por dois anos e atua na área do turismo desde 2015, recebendo os turistas em Gramado, prestando informações sobre a nossa cidade e contando a história de Gramado. É intitulado pelo meio tradicionalista gaúcho como Embaixador da Cultura Gaúcha.

Gramado Clínica de Olhos
Trabalhando com Medicina de Olhos, desenvolvendo em Gramado um projeto focado na saúde ocular, buscando sempre a melhora e entrega deste serviço à comunidade, a Clínica recebe todos com a missão de melhorar a qualidade de vida pela reabilitação visual.
Com experiência destes 45 anos de história, firmou relações com clientes, fornecedores, formadores de opinião, autoridades locais, rede de serviços e colaboradores. A empresa tem hoje 30 pessoas envolvidas neste projeto, sendo equipe médica, cirúrgica, diagnóstica e apoio. Nilton Pazetto que deu início a esta história e Rodrigo Pazetto é quem segue em constante busca pelas atualizações da área. Luiza Klein agrega sua especialidade ao time.

Loja Maçônica Estrela de Gramado
A criação da Loja Monçônica Estrela de Gramado é resultado do sonho e destemor do irmão Osmildo Opptiz, maçom iniciado em Canela no ano de 1946, no Triangulo Maçônico Tiradentes, que havia começado seus trabalhos naquela cidade em 1944, vindo depois a transformar-se na Loja Maçônica Tiradentes, esta que encerrou suas atividades em 1950.
Entretanto, mesmo não existindo mais, a Loja Maçônica Tiradentes viria a ser o embrião da Loja Maçônica Cidade das Hortênsias, pois alguns anos depois, liderados pelo irmão Isbert Horovitz da Loja Maçônica Concordia e Humanitas de Porto Alegre e vários outros irmãos, incluindo o irmão Osmildo Oppitz, fundaram em 29 de junho de 1968 a Loja Maçônica Cidade das Hortênsias em Canela, esta que é a Loja mãe de Gramado, sendo o próprio irmão Osmildo Opptiz seu primeiro Venerável Mestre.
Osmildo Oppitz possuía atividades comerciais em Canela e Gramado, e sendo atuante nas duas cidades vislumbrou a possibilidade da criação de uma Loja Maçônica na cidade de Gramado.
Osmildo percebeu que para surgir uma nova Loja Maçônica em Gramado era apenas uma questão de tempo, e então insistiu na ideia, apregoando que a futura Loja Maçônica deveria iniciar candidatos oriundos de Gramado, no que contou com a compreensão e ajuda de muitos outros irmãos. Em 1 de outubro de 1990, na Rua Pedro Benetti, nº 98, endereço da firma do irmão Osmildo reuniram-se irmãos maçons com a finalidade de fundarem um Triangulo Maçônico em Gramado, que é fase preliminar para a criação de uma Loja Maçônica.
Foi então decidida a criação do Triangulo Maçônico Isbert Horovitz, trabalhando sob o Rito Escocês Antigo e Aceito, e sua primeira diretoria que foi assim constituída: Presidente: Ir. Osmildo Oppitz, Secretário Ir. Miguel Ângelo Pereira Teixeira, Tesoureiro Ir. Elon Lopes Manique, todos residentes de Gramado e oriundos da loja Cidade das Hortênsias.
No ano seguinte, em 12 de julho de 1993, com a presença do Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul Pedro de Manoel Ramos, o Triângulo Maçônico Estrela de Gramado, transformou-se na Loja Simbólica Estrela de Gramado, nº 126.
Desde 2011, a Loja Maçônica Estrela vem realizando os jantares-baile denominados “Maçom Gourmet”, que consiste em eventos sociais que tem como propósito principal a aproximação da Maçonaria com a comunidade local.
Já em 2014 a Loja Estrela sediou no Hotel Serra Azul, em Gramado, a 138º Assembleia Geral da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul, recebendo maçons de todo o Estado.
Em 12 de julho de 2018 a Loja Maçônica Estrela de Gramado completou 25 anos de existência, sendo realizada a Sessão Magna comemorativa à data, que contou com a presença do Sereníssimo Grão-Mestre Norton Valladão Panizzi, ocasião histórica pela qual a Loja Maçônica Estrela de Gramado foi agraciada pela Grande Loja do RS, recebendo o título de “Benemérita”, passando desse modo a ser honrosamente designada “Benemérita Augusta e Respeitável Loja Simbólica Estrela de Gramado.
Nesse ano adquiriu o sonhado terreno para construção de sua sede própria. Em 2022 foi criada pela Loja Maçônica Estrela de Gramado, a Associação Beneficente Obreiros da Fraternidade, com a finalidade de desenvolver atividades assistenciais e educacionais no âmbito de Gramado e também da Região das Hortênsias.

Hotel Ritta Höppner
A trajetória do Hotel Ritta Höppner iniciou em 1956, quando a família Höppner iniciou a sua missão na hotelaria, por meio do aluguel da Pensão Postweiller. Logo depois, no ano de 1958, foi inaugurado o Hotel Ritta Höppner. Aaté hoje, o empreendedorismo e presença ativa da família segue presente, desde a atenção aos detalhes até o atendimento aos hóspedes, onde colaboradores também compreendem a essência do hotel e a transmitem aos hóspedes, fazendo com que todos façam parte de uma família.
Atualmente, o Ritta (como é carinhosamente chamado pela comunidade), é o primeiro hotel de Gramado que ainda está em atividade. Pioneiros na implantação da hotelaria na região, também foram pioneiros em diversos aspectos no aprimoramento do bem-estar dos hóspedes.
Foi o primeiro hotel a implantar sistema de calefação e o primeiro a possuir banheiro dentro do apartamento. A busca pelo aprimoramento constante é o que o mantém entre os três melhores de Gramado, e acumula prêmios como o Travelle’rs Choice, recebido por dez anos consecutivos.
Este selo possui a chancela do Trip Advisor, e é concedido para os melhores hotéis do mundo. No ano em que completa 65 anos, o hotel inaugurou um novo andar com 12 novos apartamentos, completamente novos e com diferenciais exclusivos.

Data de publicação: 02/10/2023

Créditos das Fotos: Paulo Vargas

Compartilhe!