A homenageada deste ano com o troféu Silvia Zorzanello, entregue pela Câmara de Vereadores de Gramado, será a uruguaia Jussara Yanez Leite, diretora da Personal Turismo. A entrega da distinção ocorrerá no dia 8 de novembro, na sede do Legislativo, no plenário Júlio Floriano Petersen, a partir das 18 horas.
A honraria é concedida desde 2011 pela Câmara de Vereadores de Gramado a personalidades que se destacaram no desenvolvimento do meio turístico em âmbito nacional. Haverá transmissão ao vivo pelo Facebook e canal do Youtube da Câmara.
Além da entrega do troféu, ocorrerá na oportunidade uma homenagem dos vereadores às 35 edições do Festuris por meio da entrega de uma Moção. "Convidamos a todos para acompanhar este momento de homenagens e de reconhecimento aos nomes que fazem a diferença no segmento turístico", declara Celso Fioreze, presidente da Câmara de Vereadores.

Histórico da homenageada
Jussara Yanez Leite nesceu em Montevidéu, no Uruguai. Cresceu em um ambiente familiar generoso, mas em um período complicado do país, em meio a uma ditadura militar. Sempre teve vontade de trabalhar com algo que gerasse felicidade nas pessoas. Sua primeira escolha foi na parte de esportes e pedagogia, onde buscou formação em Educação Física no Instituto Nacional de Educacion Fisica de Montevideo. Foi professora na área por seis anos.
Em 1980 começou no turismo, no Uruguai, como guia de turismo. Trabalhou durante quase 10 anos em uma grande operadora, recebendo passageiros do mundo inteiro para visitar seu país, dentro de um ônibus e com microfone na mão!
Em 1983 casou com Júlio César Leite, na época um sonhador e estudante de medicina, futuramente se tornando médico geneticista. Veio para o Brasil e formou sua família no Rio Grande do Sul. Trabalhando ainda nesta operadora uruguaia como guia e vivendo em Rio Grande. Em 1986 teve seu primeiro filho, Fernando.
Encerrou sua trajetória como gerente de operações em 98 com mudança para Porto Alegre. No ano seguinte começou sua caminhada com a empresa Acerenza Turismo, quando conheceu o Festuris - Feira Internacional de Turismo de Gramado. Em 1990 teve seu segundo filho, Augusto, e dois anos depois fundou a Personal Operadora.
"Durante estes anos de turismo conheci lugares incríveis, das ruas iluminadas de Tokyo, acompanhando meu time do coração Internacional S.C ser campeão do mundo. Até entrar nas águas geladas da terra do fogo para ver as baleias nadando de pertinho. Quero destacar também um dos meus destinos favoritos Turquia e também França a qual já tive o prazer de viajar junto a minha irmã gêmea diversas vezes. Mas meu coração sempre esteve no turismo das minhas raízes, da minha terra. Por isso a Personal antes de mais nada é especializada em turismo do mercosul e da América Latina", destaca Jussara.
Jussara foi durante quase oito anos presidente da UGART - União Gaúcha de Representantes e Operadores Turísticos, foi uma das idealizadoras da feira UGART e vice-presidente financeira da Abav RS a qual até hoje faz parte da diretoria como conselheira e diretora convidada do Sindtur- rs e diretora da Fiasset.

Data de publicação: 28/09/2023

Créditos das Fotos: Divulgação