Na Tribuna do Povo da 28ª sessão ordinária, que ocorreu nesta segunda-feira, dia 25, a assistente social Ana Cláudia Piazza usou o espaço da Tribuna do Povo para convidar a comunidade a votar na eleição do novo conselheiro tutelar de Gramado, que acontecerá no domingo, dia 1º de outubro. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) é responsável por organizar esse importante processo, que desempenha um papel importante na proteção dos direitos da infância e adolescência.
“O Comdica, criado em 2005, é um dos instrumentos essenciais da política municipal de defesa dos direitos da criança e do adolescente. Suas atribuições incluem a articulação de redes de serviços, atendimento, e o cuidado a entidades e instituições que trabalham em prol da proteção das crianças e adolescentes. Além disso, o Comdica é encarregado de organizar e realizar a eleição do Conselho Tutelar, outro elemento fundamental da política de proteção à infância e adolescência” explica a assistente social.
Os candidatos eleitos para o Conselho Tutelar atuarão por quatro anos e o voto é facultativo. Os cidadãos são incentivados a comparecer às urnas no dia 1º como um ato de cidadania, pois a escolha dos representantes não é apenas uma obrigação, mas também uma oportunidade de contribuir para a defesa dos direitos das crianças e adolescentes.
De acordo com Ana, a eleição ocorrerá em cinco locais de votação em Gramado, que foram escolhidos para atender todas as regiões do município: Escolas Dr. Carlos Nelz - Caic, Mosés Bezzi, Presidente Vargas, Senador Salgado Filho e no complexo do Expogramado. O horário de votação será das 8 às 17 horas.
A assistente social encerra seu convite reiterando que a comunidade de Gramado tem o poder de apoiar os candidatos comparecendo às urnas e que os oito candidatos são membros ativos da comunidade que se sensibilizaram com a causa da criança e do adolescente, buscando fazer a diferença como conselheiros.

Data de publicação: 26/09/2023

Créditos das Fotos: Letícia de Lima / Câmara Gramado