Os servidores da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Karen Oliveira e Rodrigo Ludwig, ocuparam a Tribuna do Povo para convidar a comunidade a participar da reunião do projeto Fauna Silvestre

Na 27ª sessão ordinária, realizada na sessão desta segunda-feira, dia 18, os servidores da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Karen Oliveira e Rodrigo Ludwig, ocuparam a Tribuna do Povo para convidar a comunidade a participar da reunião do projeto Fauna Silvestre, que teve início durante a Semana do Meio Ambiente ocorrida em junho deste ano. O evento está programado para acontecer no dia 23 de setembro, na Praça Major Nicoletti.
Os servidores destacaram que o projeto Fauna Silvestre tem o objetivo de proteger e conservar os animais silvestres da região. Apesar de serem uma equipe pequena, eles destacaram na tribuna o compromisso com questões ambientais e ações que promovam a educação ambiental no município, incluindo atividades em escolas, eventos da Secretaria e workshops em praças públicas, como os que aconteceram na Vila Olímpica e no Lago Negro, entre outros locais.
Rodrigo Lupi apresentou informações sobre a fauna silvestre nativa do município, incluindo animais como gambás, cutias, papagaios, periquitos, bem como animais domésticos como cães e gatos, onde ao longo do ano, a Secretaria realizou uma média de 100 resgates de fauna, muitas vezes envolvendo não apenas um animal, mas também suas crias.
Embora não tenham um veterinário na equipe, eles prestam atendimento inicial aos animais feridos e coordenam o transporte para clínicas veterinárias recomendadas pelo Governo Estadual. A Secretaria do Meio Ambiente do município não decide para onde os animais serão levados, mas segue as orientações da Secretaria do Estado (Sema).
O projeto Fauna Silvestre envolve a reinstalação de placas de sinalização para a travessia de animais silvestres, uma vez que algumas delas foram danificadas. Também está revisando e criando procedimentos para a elaboração de laudos de fauna em colaboração com empresas de consultoria. De acordo com os servidores, estão planejando obter dados de empreendimentos e criar padrões para conservação e proteção ambiental.
“Reforçamos o convite para a comunidade participar das atividades do projeto Fauna Silvestre no dia 23 de setembro, na Praça Major Nicoletti, a partir das 9 horas, que incluirá workshops para crianças e a distribuição de brindes”, finalizaram os servidores na Tribuna do Povo.

Data de publicação: 19/09/2023

Créditos das Fotos: Letícia de Lima / Câmara Gramado