Na próxima quarta-feira, dia 13, a Câmara de Vereadores de Gramado e o Movimento Ambientalista da Região das Hortênsias (MARH) realizam o evento Green Building: Construindo Cidades + Sustentáveis. Os painéis acontecerão no plenário Júlio Floriano Petersen com explicação e apresentação do conceito aplicado, apresentados pelo arquiteto Roberto Teitelroit e o engenheiro Ricciano Liberali.
O evento acontecerá das 18 às 20h15 e contará com a mediação da voluntária presidente do Movimento Ambientalista, Isabel Scheid. Teitelroit realizará a primeira palestra com o tema "Sustentabilidade: o conceito Green Building". Na sequência, Liberali apresentará exemplos práticos de construções sustentáveis. Também está programada uma participação do engenheiro Bernardo Tomazelli da Planta (antiga AGACEI - Associação Gramadense dos Arquitetos, Construtores, Engenheiros e Incorporadores Imobiliários de Gramado). Bernardo abordará o tema "Gramado, desenvolvimento imobiliário e sustentabilidade".
O conceito de Green Building se refere a construções sustentáveis planejadas para causar pouco impacto no meio ambiente. Considerado um mercado em expansão no Brasil, proporciona diversas vantagens para o desenvolvimento das cidades como eficiência energética e valorização e menor manutenção dos edifícios.
18h – Recepção
18h15 – Abertura - com Celso Fioreze (presidente da Câmara de Vereadores de Gramado) e Isabel Scheid (voluntária presidente do MARH)
18h30 – Sustentabilidade: o conceito Green Building – com o arquiteto Roberto Teitelroit
19h – Green Buildings: conceitos aplicados – com o engenheiro Ricciano Liberali
19h30 – Gramado, desenvolvimento imobiliário e sustentabilidade – participação do engenheiro Bernardo Tomazelli (Planta)
19h45 – Debate aberto ao público – Mediação do MARH
20h15 – Café de encerramento – interação entre participantes do evento

SOBRE OS PALESTRANTES
Roberto Teitelroit - CEO da Teitelroit Gerenciamento de Projetos e Obras. É um dos pioneiros no conceito Green Building no Brasil e membro fundador do Green Buiding Council Brasil. palestrante em eventos nacionais e internacionais sobre Sustentabilidade, ESG, Economia Circular e Green Buildings. gerenciou projetos e construção de shopping centers, condomínios horizontais e resorts certificados pelo protocolo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).

Ricciano Liberali - COO da Petinelli, empresa de engenharia líder no Brasil em desempenho e bem-estar em edificações. A empresa é a responsável por 50% dos edifícios certificados LEED Platinum no país. é LEED AP, Fitwel Ambassador, Building Energy Modelling Professionals (BEMP), EDGE Auditor e Consultor Procel Edifica.

Data de publicação: 06/09/2023

Créditos das Fotos: Divulgação